STDS e Sesporte levam o Esporte para os CITS

11 de julho de 2013 - 12:38

 

Na oportunidade, foram distribuídos 300 pares de tênis para crianças e jovens carentes de três bairros da periferia de Fortaleza

 

 

Passada a Copa das Confederações e iniciada a contagem regressiva para o Mundial de Futebol de 2014, ganham forças as ações de intersetorialidade, no sentido de aliar as atividades de capacitação, de geração de emprego e renda, esportivas e de lazer, em busca de novos valores e talentos infanto-juvenis nas artes do trabalho e do esporte. Sob esse prisma, as secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Esporte (Sesporte) entregaram nesta sexta-feira, dia 12, 300 pares de tênis para crianças e jovens atendidos nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (Cits), dos bairros Conjunto Ceará, Jangurussu e Messejana (São Bernardo).


As entregas foram feitas pelo titular da STDS, o economista Evandro Leitão, em cada um dos três Cits. As doações, que contemplaram 300 crianças e jovens na faixa etária de sete a 17 anos, marcaram a implementação do Projeto Segundo Tempo, da Sesporte, nos Cits – unidades de qualificação de mão de obra, desenvolvidos e sob a gestão da STDS. “Só temos a agradecer à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social pela parceria e pelo compromisso com o desenvolvimento dessas crianças e desses jovens por meio do esporte”, afirmou Liliane Benício, coordenadora do Programa Segundo Tempo, da Sesporte.

 


Intersetorialidade cidadã

“Aliar atividades esportivas e de lazer à educação, à qualificação profissional é o caminho para o desenvolvimento físico, intelectual e social das nossas crianças e jovens. Esse é o nosso objetivo. E o projeto Segundo Tempo se encaixa perfeitamente nas atividades dos CITS”, destaca Evandro Leitão, segundo quem “a união de forças sempre resulta em mais, em resultados positivos maiores”. “A intersetorialidade nos propicia isso”, acrescenta.


O projeto Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.



Laboratório vocacional

Os Cits funcionam como um laboratório vocacional. O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. No Lagamar existe instalado um laboratório de gastronomia; no Mucuripe, de turismo e línguas; Parque São José, de telemarketing; Messejana, de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e Jangurussu, laboratório de serviços domésticos. Os cursos têm duração de 200 horas aula.


A STDS mantém sete Cits em Fortaleza, que ficam localizados nos bairros Lagamar, Mucuripe, Parque São José, Messejana, Conjunto Ceará, José Walter e Jangurussu. Os Centros atendem à comunidade por meio de cursos de qualificação em Inglês e Informática Básica, de ações complementares e de oficinas socioeducativas com as famílias. São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, proporcionando o fortalecimento da economia dos bairros. Além disso, todas as unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando, desse modo, o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho.


Cada unidade possui auditório com estrutura para realização de vídeo-conferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além da participação de entidades sociais civis.



Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Fone: 3101.2099 / 2089

Cel: 8878.8510

E-mail: www.twitter.com/stdsonline