STDS realiza Oficina sobre Pronatec Brasil sem Miséria na Região Sul do Estado

6 de novembro de 2013 - 19:24

Data: 07 e 08 de novembro (quinta e sexta-feira)

Horário: a partir das 8 horas

Local: Sest/Senat – Av. Padre Cícero, 4.400 (divisa do Crato e Juazeiro do Norte)

O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, apresenta nesta quinta-feira, 7 de novembro, a experiência do Plano Brasil sem Miséria no Estado do Ceará, na Região do Cariri. A atividade abre a Oficina Regional Sul de Inclusão Produtiva – Brasil sem Miséria, que se estenderá até sexta-feira, dia 8, cujo objetivo é orientar gestores dos municípios da região e debater estratégias metodológicas de incremento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec BSM. De 42 municípios da Região Sul, 40 já aderiram ao programa, o que representa 9.170 vagas pactuadas e, até o momento, 7.164 alunos matriculados.

O Pronatec BSM visa capacitar, inicialmente, 42.786 pessoas em todo o Estado, neste ano. Até o momento, 82 municípios pactuaram vagas com o MDS, de forma que mais de 30 mil pessoas foram inscritas. O Ceará é o 5º estado do país em número de adesões ao programa, ficando atrás apenas de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Bahia, sendo, portanto, o 2º estado do Nordeste.

“O Pronatec Brasil Sem Miséria é uma porta de capacitação de mão de obra que se abre para nossos trabalhadores. Contamos com o engajamento de todos os gestores municipais para reforçarmos a expansão desse programa”, convoca o titular da STDS, Josbertini Clementino. Participam do encontro, secretários municipais de Ação Social e representantes da STDS e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Qualificação profissional

A execução do Pronatec BSM é desenvolvida pelas prefeituras, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários e acompanhamento dos alunos, sempre contado com o apoio do governo estadual. As capacitações serão realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pelas unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem, composto por Senai, Senac, Senar e Sest/Senat. Os cursos de formação técnica continuada irão contemplar pessoas a partir dos 16 anos de idade e terão carga horária que varia entre 160 e 400 horas/aula.

Inscrições

O público-alvo é formado por pessoas cadastradas ou em processo de cadastramento nos programas federais de transferência de renda, beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os eixos de capacitação são definidos pelos municípios, nas áreas do comércio, indústria e serviços, respeitando a vocação e a demanda do mercado de trabalho de cada cidade.

Os interessados em participar dos cursos do Pronatec Brasil sem Miséria devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou as secretarias de Assistência Social de cada município. Em todo o Ceará existem 373 Cras, dos quais 23 estão localizados em Fortaleza. A oferta dos cursos é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e material escolar.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva