Informações do mercado de trabalho

11 de novembro de 2013 - 12:05

 

O SINE/CE atua nessa área produzindo, analisando e divulgando informações sobre a realidade do mercado de trabalho, em nível estadual e nacional, objetivando subsidiar o governo, as instituições públicas, as organizações privadas e a sociedade de modo geral.

A principal fonte de informações utilizada é a Pesquisa de Desemprego e Subemprego – PDS, com área de abrangência em Fortaleza, executada pelo SINE/CE, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT. É um levantamento de periodicidade mensal, realizado em 2.500 domicílios, que visa gerar indicadores do mercado de trabalho, tais como a taxa de desemprego, a população economicamente ativa, a população ocupada, a taxa de inatividade, a população desempregada e subempregada, o setor informal, etc.

A partir de 2001, a PDS foi ampliada para atender a 25 municípios do estado, com maior potencial de mercado de trabalho, situados tanto na Região Metropolitana de Fortaleza como no interior.

Os municípios atualmente cobertos pela pesquisa são os seguintes: Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Eusébio, Horizonte, Canindé, Santa Quitéria, Crateús, Quixadá, Quixeramobim, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Itapajé, Itapipoca, Sobral, Pacajus, Pacatuba, Russas, Aracati, Uruburetama e Nova Jaguaribara.

Essa maior abrangência da pesquisa se justificou pelos resultados do Programa de Atração de Investimentos do Governo do Estado, com ênfase na interiorização do desenvolvimento, através de uma política de incentivos para estimular a implantação de novas indústrias em outras regiões do estado mais distantes da capital e, assim, promover a desconcentração da atividade econômica no Ceará.

Essa amplitude geográfica da PDS gerou um ganho qualitativo para o governo estadual, no sentido de ter se instrumentalizado melhor de informações para a tomada de decisões no campo da geração de trabalho e renda, assim como na avaliação do Programa de Atração de Investimentos nas diversas localidades que foi implementado.

Por outro lado, o SINE/CE continua sendo a única instituição no Brasil onde a cobertura da pesquisa de desemprego vai muito além dos municípios da Região Metropolitana, chegando aos 25 municípios com maior peso econômico no estado. Quanto ao referencial metodológico, existe um reconhecimento no âmbito dos especialistas e das instituições nacionais que atuam na área de pesquisa sobre o mercado de trabalho, estando os conceitos trabalhados perfeitamente adequados à nova conjuntura do mercado de trabalho.