Promoção de trabalho e renda

11 de novembro de 2013 - 12:04

 

Fomentando o apoio a iniciativas locais de geração de trabalho e renda, através de ações empreendedoras de forma individual ou coletiva, o SINE/CE até 1995 teve uma atuação marcante no estado do Ceará. Sendo considerado como referência para os demais SINEs estaduais, para o Ministério do Trabalho e para a Agência de Cooperação Técnica Alemã – GTZ, que o elegeu em 1988, dentre várias instituições cearenses, para executar o Programa PRORENDA – Microempresa, em Fortaleza, que até hoje funciona como fundo rotativo de financiamento, na linha do microcrédito, direcionado a fortalecer os pequenos empreendedores locais.

Além do PRORENDA, o SINE/CE executou o Programa de Prioridades Sociais – PPS e o Programa de Geração de Emprego e Renda – PROGER, ambos coordenados pelo Ministério do Trabalho, cujo objetivo maior era promover oportunidades de trabalho e renda, numa conjuntura econômica e social desfavorável, objetivando amenizar os efeitos da crise sobre o mercado de trabalho, apoiando iniciativas econômicas individuais e associativas, através da concessão de financiamento, assistência técnica e capacitação gerencial. A partir de 1998, com a desativação do PROGER, a atuação do SINE/CE na área de emprego e renda se voltou mais para o PRORENDA, e a partir de 2003 passou a participar da rede institucional executora do Programa Ceará Empreendedor.

A equipe técnica da Promoção de Emprego do SINE/CE absorveu uma série de conhecimentos técnicos sobre o assunto, bem como produziu metodologias apropriadas para atuação na área de promoção de trabalho e renda, com o apoio da GTZ. Grande parte dos instrumentais metodológicos de capacitação utilizados atualmente pelo SINE/CE teve como base os métodos CEFE e ZOPP, cujos principais cursos desenvolvidos são os seguintes:

   Formação de Facilitadores na Metodologia CEFE;

   Criação e Gestão de Novos Negócios – CNN;

   Gestão Empresarial;

   Formação de Analista de Crédito.

Enquanto a metodologia ZOPP significa o planejamento participativo orientado para o objetivo, o CEFE é um método vivencial e participativo que reproduz e avalia as situações do cotidiano de um empreendimento econômico, com foco no desenvolvimento de competências empreendedoras.

O SINE/CE se especializou na metodologia CEFE e passou a ser convidado com frequência para ministrar capacitação na área de formação de facilitadores em Recife, Belém, Salvador e países da África, como Angola e Cabo Verde. Em Fortaleza, já ministrou 7 cursos para formar facilitadores de treinamento com foco no empreendedorismo.