Qualificação Profissional

11 de novembro de 2013 - 12:03

 

A atuação do SINE/CE no âmbito da qualificação é voltada para viabilizar de forma efetiva o “atendimento integrado ao trabalhador”, que a partir do cadastro é feito uma avaliação de seu perfil profissional para saber se o candidato está apto ou não para ser encaminhado ao mercado de trabalho. Caso não esteja, procura-se identificar de acordo com a sua aspiração, aptidão e a necessidade do mercado, o tipo de capacitação que o trabalhador precisa para ingressar ou retornar ao sistema produtivo, quer seja através do emprego formal, do serviço autônomo ou do empreendedorismo.

Nesse sentido, procura-se identificar as instituições que ministram os tipos de cursos demandados pelos diversos candidatos, nas áreas de habilidades básicas, específicas ou de gestão, e logo em seguida, viabiliza-se o encaminhamento dos mesmos para a capacitação requerida, que os dotarão de uma melhor competência para galgar com sucesso as oportunidades do mercado de trabalho dentro de suas aspirações.

O Plano Territorial de Qualificação – PLANTEQ, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo – SETE, que até 2002 denominava-se Plano Estadual de Qualificação – PEQ, com recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, ainda é a principal fonte de financiamento dos projetos de qualificação no estado do Ceará. A diretriz maior do PLANTEQ é sintonizar a demanda por qualificação às reais oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, objetivando assegurar o maior índice possível de inserção produtiva dos egressos dos cursos de capacitação ministrados no âmbito do programa.

Diante da expressiva redução orçamentária do PLANTEQ para o ano de 2003, o sistema de parceria com as instituições capacitadoras teve que ser intensificado ao máximo, como uma diretriz da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo – SETE, objetivando amenizar a situação de escassez e potencializar resultados quanto ao melhor e maior atendimento possível às demandas do mercado.

É possível que essa experiência gere uma nova cultura de trabalho no âmbito das instituições treinadoras, pois a integração de esforços e a complementaridade de ações certamente trarão resultados expressivos para o conjunto da população-alvo dos programas de qualificação.