Ceará expõe artesanato em Berlim

20 de dezembro de 2013 - 12:45

 

 

O Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, participou nesta semana do Showroom do Artesanato Cearense em Berlim, na Alemanha. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato no Estado e tem como objetivo ampliar canais de comercialização de produtos artesanais no exterior, tendo como foco principal o mercado alemão. O espaço cearense foi inaugurado na última quarta-feira, 18, e exibe trabalhos nas mais variadas tipologias: argila, areia colorida, fibras vegetais (trançados em plahas de milho e de carnaúba, cipó e taboa), fios e tecidos (rendas, bordados e filé), couro e madeira.


Porta de entrada para o leste europeu, Berlim já havia recebido, em maio passado, exposição do artesanato cearense na Embaixada do Brasil. Na ocasião foi realizada prospecção de mercado com comerciantes locais e de outras regiões da Alemanha. A STDS, por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), contou com a parceria da Agência para Cultura e Informação Brasil-Alemanha (Acibra) e com o apoio da Embaixada Brasileira em Berlim. Também parceira da STDS, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades) colaborou com a ação por meio do Projeto Artesanato é Negócio.

 

Ceart

A Central de Artesanato do Ceará (Ceart) tem como objetivo fortalecer o setor, a partir da promoção e ampliação das oportunidades de comercialização e da capacitação dos artesãos pertencentes a grupos produtivos e entidades artesanais do Estado. O Ceará conta atualmente com cerca de 100 mil artesãos, dos quais 42,5 mil estão cadastrados na Ceart.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br