Jovens em conflito com a lei são aprovados no Enem

20 de fevereiro de 2014 - 03:00

 

“Não há como país nenhum avançar se não tiver a juventude como sócia. Vocês são exemplos valorosos. Os legados que vocês deixam aqui, meus seis colegas, fortalecem uma causa”, afirmou o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, durante a certificação de jovens que cumprem medidas socioeducativas, aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na versão para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 20, na sede da STDS. Assistidos nos Centros Educacionais Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) e Aldaci Barbosa Mota (CEABM) e no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca (CSMF), no total, 42 adolescentes participaram do Enem.


Para a promotora de Justiça, Fátima Valente, os bons resultados dos jovens significam que as medidas socioeducativas funcionam. “Vocês estão calando a boca da sociedade, daqueles que perguntam ‘medidas socioeducativas pra quê?’, vocês são a resposta viva. Educa sim. Medidas socioeducativas educam. Parabéns a todos”, disse Fátima durante a solenidade. A defensora pública Érica Albuquerque se disse feliz em participar do momento. “Podemos dizer que vocês são referência positiva para todos os jovens cearenses”, disse Érica dirigindo-se aos formandos.


Do Cecal, 21 jovens em conflito com a lei prestaram Enem, dos quais seis foram aprovados. Do CEABM, oito internas fizeram a prova, enquanto do CSMF 13 jovens participaram do exame. Em todo o Ceará, foram aprovadas no Enem 10 pessoas atendidas pelo sistema prisional, das quais seis encontram-se no sistema socioeducativo. Os jovens participaram de aulas específicas de acordo com o modelo interdisciplinar da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O corpo docente criou estratégias para desenvolver as habilidades educacionais e culturais dos jovens e realizaram simulados com base em provas anteriores. A STDS conta com a parceria da Secretaria da Educação (Seduc) para realização das atividades pedagógicas nas unidades.


Enem

Proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem é uma iniciativa do Ministério da Educação que vem sendo utilizada como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. Os principais objetivos da proposta foram democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo.


Ações educativas e profissionalizantes

Além das ações de escolaridade, com funcionamento sistemático de oficinas pedagógicas e práticas educativas, a STDS promove, nos centros, educação profissional, assegurando aos jovens o retorno ao contexto sociofamiliar, além de oportunidades de profissionalização. “Essas oportunidades são dadas também, a partir de parcerias com empresas privadas, como as fábricas de confecção Marisol e Metal Mecânica Maia, nas quais os jovens são capacitados e aprendem uma profissão”, destaca Ana Cruz, coordenadora de Proteção Social Especial.


Nas unidades, todos os adolescentes desenvolvem, ainda, atividades lúdicas, esportivas, culturais e religiosas, além de receberem assistência psicológica, orientação e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis, de saúde geral e odontológica.



Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089/2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline