STDS capacita 800 gestores para trabalharem com pessoas com deficiência

2 de junho de 2014 - 03:00

Data: 3 a 5 de junho

Horário: 8h às 17h

Local: Hotel Oásis Atlântico – Av. Beira Mar, 2.500

 

Em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza a partir desta terça-feira, 3 de junho, até a próxima quinta-feira, 5, a Formação de Gestores para Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Com o objetivo de qualificar profissionais para atuarem na área de promoção de direitos desse público, a capacitação atingirá 800 pessoas por meio de sete seminários. Só em Fortaleza devem participar 320 pessoas, dos 184 municípios do Estado. Além da capital, haverá seminários regionalizados em Juazeiro do Norte, Tauá, Sobral, Canindé, Limoeiro do Norte e Baturité. É parceira da STDS na realização do seminário, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades).

 

Dia D

Com a participação de 36 empresas e 833 vagas captadas, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou na última quinta-feira, 29 de maio, o Dia Nacional da Contratação das Pessoas com Deficiência. O objetivo era reunir empresas e pessoas com deficiências, interessadas em ingressar no mercado de trabalho. Até a manhã desta segunda-feira, 2 de junho, 325 pessoas haviam sido encaminhadas ao mercado de trabalho e se encontram em processo de seleção.

 

Censo demográfico

Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Um contingente de pessoas com direitos de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, na vida, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, um mundo cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios. 

 

Desse total, 963,4 mil ocupam algum posto de trabalho, formalizado ou não. Entre as ocupações com maior presença dessa população estão àquelas ligadas principalmente ao setor industrial e de serviços, entre elas: o trabalhador polivalente de calçados e alimentador de linha de produção, bem como o auxiliar de escritório e assistente administrativos. Atualmente, o Ceará conta com 931.584 pessoas com deficiência visual; 307.593, auditiva; 132.527, Cognitiva e 462.316, com algumas deficiência física.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br 

Twitter: www.twitter.com/stdsonline