STDS leva serviços odontológicos e de identificação ao CITS José Walter

11 de junho de 2018 - 12:05

Parceria para realização das atividades foi formalizada com a Faculdade Paulo Picanço

Parceria realizada entre a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Centro Avançado de Ortodontia Dr. Paulo Picanço está proporcionando serviços odontológicos aos jovens atendidos nos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), em Fortaleza. Convênio nesse sentido foi celebrado pelo titular da STDS, Francisco Ibiapina, e pela diretora da entidade, Glaucêmia Vasconcelos Picanço, na manhã do último sábado, 9/6, no CITS José Walter. Por toda a manhã, vários serviços odontológicos, de identificação, corte de cabelo, atividades recreativas e de lazer foram ofertados à comunidade do bairro.

“Além de vários cursos de capacitação, em diversas tipologias, já ofertados pela STDS, nos CITS, estamos agora trazendo mais serviços para os nossos jovens e à comunidade. A formalização dessa parceria com a Faculdade Paulo Picanço é muito importante para o CITS pela aproximação com a academia, com a ciência, mas sobretudo para a comunidade, que também é contemplada com vários serviços odontológicos”, destacou Francisco Ibiapina, ao assinar o convênio. “Vamos levar essas ações para todos os CITS”, anunciou o secretário.

“Para nós, essa parceria da STDS será muito gratificante, na medida em que estaremos levando, para além-muro, as atividades, o conhecimento e os serviços odontológicos ofertados pela Faculdade Paulo Picanço a várias comunidades de Fortaleza”, acrescentou Glaucêmia Picanço. Por toda a manhã, profissionais da faculdade ministraram palestras sobre saúde bucal, prevenção do câncer de boca, fizeram limpeza e escovação dentária e aplicação de flúor. Após identificação dos casos nos CITS, explicou a diretora, os pacientes serão encaminhados à faculdade, onde poderão fazer vários outros procedimentos, como restaurações, exodontia (extrações), tratamentos de endodontia (da gengiva), etc.

Primeiro RG

“Achei muito bom esse projeto. É uma oportunidade que o Estado nos dá de poder receber serviços de saúde e ainda tirar documentos, e em um dia de folga, em que não estamos trabalhando. Economizamos tempo e não perdemos um dia de trabalho. Gostei muito”, referendou o servente de pedreiro, Wilson Carneiro dos Santos, 53 anos. Residente no Bairro José Walter, ele foi umas das várias pessoas que aproveitaram a manhã de sábado, para tirar a segunda via da carteira de identidade e aprender um pouco sobre como tratar melhor dos dentes.

O pequeno Pablo Escobar dos Santos, de apenas seis anos, também acordou cedo, no sábado. Ele, juntamente com a mãe, Jayne dos Santos, foram os primeiros a chegar ao CITS do José Walter e a buscarem o registro da primeira carteira de identidade de Escobar. “Agora ele já é um cidadão de verdade. Já tem até RG”, exclamou orgulhosa a mãe, diante do sorriso do garotinho. O serviço se estendeu por toda a manhã e, em breve, será ofertado nos demais CITS, na periferia de fortaleza, com apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus).