STDS capacita 63 municípios para controle do Cemaris/2018

13 de junho de 2018 - 12:37

Participam do encontro os municípios da Grande Fortaleza, Litoral Leste, Maciço de Baturité, Litoral Oeste / Vale do Curu, Sertão de Canindé, Sertão Central e Vale do Jaguaribe

 

Data: 14 e 15 de junho (quinta e sexta-feira)
Horário: 08 às 17h
Local: Hotel Praia Centro – (Av. Mosenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema)

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) capacita secretários de assistência social e técnicos de 63 municípios cearenses para Controle e Preenchimento do Mapa de Risco Pessoal e Social do Estado do Ceará (Cemaris/2018). O evento ocorrerá no Hotel Praia Centro nestas quinta-feira, 14/6, e sexta-feira, 15/6. Na próxima semana a programação segue para a Serra da Ibiapaba, Sertão de Sobral e Litoral Norte, onde contemplará outros 39 municípios.

O intuito principal do encontro é apresentar o passo a passo de como incluir os dados no sistema, bem como explicar as mudanças em relação aos anos anteriores. O Cemaris é o censo que o Governo do Estado adota como base para realizar o diagnóstico dos municípios em relação a casos de riscos sociais e pessoais como abuso sexual, violência doméstica, agressões entre outros. Além do estado, os municípios também utilizam deste sistema e desse diagnóstico para traçar metas e realizar ações em combate a estes riscos.

 

Rede de Atendimento
No Ceará, o Suas conta com uma rede de serviços ofertados em 390 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); 114 Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), sendo 112 unidades em 106 municípios e outras duas unidades regionais com 11 municípios vinculados; 209 Centros de Convivências; 51 equipes volantes; nove Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP); 11 Centro Dia; e 101 Unidades de Acolhimento para indivíduos ou famílias afastados temporariamente de seus núcleos familiar ou comunitário ou que se encontram em situação de abandono.

 

Municípios convidados
Participam do encontro os municípios da Grande Fortaleza, Litoral Leste, Maciço de Baturité, Litoral Oeste / Vale do Curu, Sertão de Canindé, Sertão Central e Vale do Jaguaribe, dentre os quais: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paraipaba, Paracuru, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Trairi, Aracati, Beberibe, Fortim, Icapui, Itaiçaba, Jaguaruana, Acarape, Aracoiaba, Aratuuba, Barreira, Baturite, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Redenção, Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Miraíma, Pentecoste, Tururu, Tejuçuoca, Uruburetama, Umirim, Canindé, Caridade, Paramoti, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Quixadá, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte.

 

Programação

14.06.18 (quinta-feira)
8h – Credenciamento e Café da manhã
9h – Abertura
9h20 – Exposição e Debate: Estratégias de Territorialização, Identificação das Vulnerabilidades, Riscos Pessoal, Social e Potencialidades.
10h – Debate
10h30 – Cartografia Social: Linguagem para Inclusão Social – (Trabalho de grupo / metodologia Word Café)
12h – Almoço
13h – Trabalho de grupos
15h – Construção da Cartografia Social
15h – Apresentação dos Trabalhos em Plénária
17h – Encerramento

15.06.18 (sexta-feira)
8h – Café da manhã
8h30 – Vigilância Socioassistencial / Censo de Mapa de Riscos Pessoal e Social – (Cemaris / 2017)
10h – Estratégias de utilização do Cemaris / 2017 para Aprimorar a Gestão e os Serviços Socioassistenciais.
10h30 – Cartografia Social: Linguagem para Inclusão Social – (Trabalho de grupo / metodologia Word Café)
11h – Socialização dos resultados do trabalho em grupo
12h – Almoço
13h – Orientação para o Preenchimento do Sistema Online do (Cemaris / 2018)
17h – Avaliação e encerramento

 

Mais informações:
Célia Melo – Gestão do SUAS e Assessoramento aos Municípios – 3101. 4586