STDS debate conscientização da violência contra idosos

21 de junho de 2018 - 13:20

A atividade faz parte do Ciclo de Debates sobre Ser Humano, Pluralidades, Direitos e Ações na Proteção Social Básica, que inicia neste mês de junho e segue até novembro

A sociedade precisa refletir sobre o processo de envelhecimento. Nesse sentido precisamos pensar em mecanismos de inclusão para a pessoa idosa, esta causa é de todos nós. Para além das políticas públicas, precisamos do engajamento da sociedade civil. A conscientização deve começar dentro de casa, essa realidade só será revertida se cada família entender que deve valorizar e dar visibilidade aos seus idosos,” frisou o secretário-adjunto da STDS, Herman Normando, na abertura do debate “Sujeito Idoso entre os direitos e a violência”, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da STDS.

Para a diretora da unidade de Abrigo de Idosos da STDS, Renata Almeida, a discussão é pertinente e necessária. “Nós recebemos idosos que passaram por diversos tipos de violações e precisam do nosso apoio integral. É uma realidade triste e que denuncia uma sociedade sem compromisso com o envelhecimento. Precisamos preparar as pessoas para lidar com os idosos e principalmente saber cuidar deles”, ressaltou Renata Almeida.

Direitos e Violência

A negligência no ambiente doméstico é a violência mais sofrida pelo idoso no Ceará. O Censo e Mapa de Risco Pessoal e Social do Ceará (Cemaris) — Ciclo de vida: idoso, de 2015, indica que 33,8% das pessoas com mais de 60 anos já vivenciaram a situação. O censo mostrou que 4.485 casos de violência contra idosos foram registrados no período de um ano no Estado.

O mestre em Direito Constitucional e Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco, e os técnicos da STDS, Evaldo Monteiro e Gilberto Rodrigues, também conversaram com a plateia presente e debateram a importância da inclusão da Pessoa Idosa no meio social e principalmente dentro da própria casa.

Na ocasião foram lançadas as publicações (RE)vista Diversidade – Dinâmicas de Grupos Aplicada a Pessoa Idosa e (RE)vista Segurança Alimentar e Nutricional no Atendimento ao Idoso no Âmbito do Sistema Único da Assistência Social, produzidas pela Célula de Diversidade e Acessibilidade da STDS.

A programação faz parte do Ciclo de Debates: Ser Humano, Pluralidades, Direitos e Ações na Proteção Social Básica, que iniciou neste mês de junho e segue até novembro. Ao final das capacitações serão emitidos certificados de participação de 28h ao público inscrito.

Mais informações

Célula da Diversidade e Acessibilidade: 3101.4554