Estado e municípios debatem Programa Brasil Amigo da Pessoa Idosa

31 de outubro de 2018 - 13:29

Foto: Rogério Rodrigues / STDS

Neste 2018, quando comemoramos os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os 30 anos da Constituição Federal e os 15 anos do Estatuto do Idoso no Ceará, o Estado reforça as suas políticas públicas para a terceira idade e reúne gestores municipais para debater a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceira com estados e municípios, o Programa foca em atividades que priorizem qualidade de vida, proteção social, cuidado integral e fortalecimento da cidadania de pessoas com mais de 60 anos, especialmente aquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

“O Ceará está integrado nessa nova iniciativa e tudo fará para o bom desenvolvimento do programa no Estado”, declarou o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Francisco Ibiapina, ao presidir a solenidade de abertura do Encontro Estadual de Implantação da Estratégia de Atenção à Pessoa Idosa, que transcorre nesta quarta-feira (31), no Hotel Praia Centro, em Fortaleza.

Fortalecer os conselhos

Para o secretário, três passos são importantes nesse processo, a começar pelo fortalecimento e criação de novos conselhos do Idoso nos municípios, criação de fundos municipais e maior integração dos municípios e da sociedade nas políticas públicas já desenvolvidas pelo Estado voltadas para o terceiro setor. “Precisamos buscar nos municípios mais espaços de diálogos para criação e desenvolvimento de políticas intersetoriais em prol do idoso”, acrescentou a coordenadora da Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional da STDS, Mary Anne Libório.

“Precisamos criar novos e fortalecer os conselhos já existentes para reforçarmos a intergeracionalidade, compreendendo o idoso como integrante e usuário dos serviços e dos espaços nos municípios”, acrescentou a coordenadora de Políticas Públicas para o Idoso e a Pessoa com Deficiência do Ceará, Rebeca Cortez. “O Ceará vem se destacando como protagonista em vários projetos sociais e neste, Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, não será diferente”, destacou o diretor do Departamento de Atenção à Pessoa Idosa, do MDS, Leonardo Milhomem Rezende, que veio a Fortaleza detalhar a operacionalização do programa.

Foto: Rogério Rodrigues / STDS

No encontro, os gestores municipais foram recebidos com poesias e músicas de Cartola, Patativa do Assaré e de senhoras integrantes do Grupo de Criação Literária do Sesc. “Somos todas eternas apaixonadas. O amor não tem idade”, declarou a poetisa Gema Weine, ao declamar a poesia de sua própria autoria “Carta de Amor”.

Amigo do Idoso

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, atualmente, o País tem uma população idosa de 29,6 milhões de pessoas, das quais 6 milhões constam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Ainda de acordo com o IBGE, no Ceará, em torno de 1,230 milhão de pessoas estão acima dos 60 anos de idade, o que representa 13,7% da população total do Estado.

Buscando a promoção de um caminho para o envelhecimento ativo, saudável e sustentável dos cidadãos brasileiros, a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é realizada através de parceria entre Estados e Municípios com os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), dos Direitos Humanos (MDH) e da Saúde; com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Participaram do Encontro Estadual de Implantação da Estratégia de Atenção à Pessoa Idosa representantes das secretarias estaduais da Saúde (Sesa), da Educação (Seduc), da Cultura (Secult), das Cidades (SCidades), da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de Planejamento e Gestão (Seplag), da Justiça e Cidadania (Sejus); da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, do Gabinete do Governador; e dos conselhos Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) e Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI).