Coordenadoria lança programação para os 16 Dias de Ativismo

19 de novembro de 2018 - 09:08 # # #

O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é o mote da campanha mundial “16 Dias de Ativismo”, que tem início no próximo dia 19 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro. Construídas em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres do Estado do Ceará, as atividades contemplam rodas de conversa, palestras, seminários e oficinas.

A programação conta com o “Seminário trilhando caminhos pelo fim da violência contra a mulher: dignidade, acesso e humanização no atendimento em saúde às mulheres vítimas da violência”, na terça-feira (20), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), no Auditório da ESP/CE (Avenida Antônio Justa, nº 3161, Meireles, Fortaleza). O seminário contará com as mesas “Diversidade de mulheres na luta pelo fim da violência contra a mulher” e “Dignidade, acesso e humanização no atendimento em saúde às mulheres vítimas da violência”.

A Casa da Mulher Brasileira preparou para o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres (23) um dia com orientações, atividades culturais e distribuição de materiais dos órgãos que compõem o equipamento. Já no dia 24 de novembro, no Centro de Eventos, acontecerá o lançamento do 2º Caderno Diálogos sobre as Experiências no Enfrentamento à Violência, material considerado um instrumento de sensibilização da população em geral sobre a realidade da região na violência cometida contra as mulheres. Os dados permitem o levantamento do perfil das mulheres vitimadas, das notificações pelo setor saúde, dos registros de ocorrências nas delegacias da região e dos agressores. O 2º Caderno também será lançado no Cariri, no dia 28, no auditório da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato.

Durante os 16 Dias de Ativismo, a Coordenadoria também leva as Unidades Móveis de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Campo, da Floresta e das Águas para o interior do Ceará. O programa passará por oito municípios (Itatira, Altaneira, Campos Sales, Porteiras, Barro, Crato, Granjeiro e Milagres) e seus respectivos distritos.

Para Camila Silveira, coordenadora de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado, a campanha é uma oportunidade de gerar maior visibilidade ao tema por meio de ampla adesão da sociedade civil e poder público. “Com a participação dos movimentos de mulheres, órgãos de segurança pública, justiça, saúde, universidades, casas legislativas e organizações não governamentais, seremos capazes de gerar multiplicadoras e multiplicadores em prol da igualdade de gênero.”

Sobre os 16 Dias de Ativismo

Iniciado em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.