Cedi capacita os 184 municípios cearenses para Conferências Municipais

22 de novembro de 2018 - 17:04

Data: 23 de novembro

Local: Meridional Convenções CenterAv. Santos Dummont, 779, Centro

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Ceará – (CEDI/CE) capacita, nesta sexta-feira, 23 de novembro, os 184 municípios cearenses para que participem das conferências municipais, a serem realizadas até março do 2019. O evento ocorrerá no Meridional Center, a partir das 8h, e segue até às 16h, com uma programação diversificada sobre temas relacionados aos direitos da Pessoa Idosa.

A palestra magna, cujo tema é “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, leva ao debate cinco eixos de discussão que são de extrema importância para a realização das conferências municipais: 1. Direitos fundamentais na Construção/ Efetivação das Políticas Públicas / 2. Educação: assegurando direitos e emancipação humana / 3. Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa / 4. Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas / 5. Passo a Passo para Conferências 2018/2019.

“Este encontro tem o intuito de capacitar os profissionais de todo o Estado do Ceará para que participem das conferências municipais de forma efetiva, empoderados das causas dos idosos de suas respectivas cidades. Acreditamos nesta bandeira de luta e sabemos o quanto o trabalho do Cedi tem modificado as políticas públicas que contemplam este segmento”, ressaltou o titular da STDS, Francisco Ibiapina, que estará presente na abertura do evento. Ibiapina também lembrou da Conferência Estadual sobre os direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá em agosto de 2019.

Data: 23 de novembro

8h: Credenciamento e café da manhã

9h: Mesa de Abertura

9h30: Palestra Magna: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas. (palestrante: Gislane Vale)

10h: Direitos fundamentais na Construção/ Efetivação das Políticas Públicas

10h30: Educação: assegurando direitos e emancipação humana

11h: Debate e informes

11h30 às 13h: Almoço

13h: Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa

13h30: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas

14h: Debate e informes

14h30: Passo a Passo para Conferências 2018/2019.

15h: Perguntas e respostas

16h: Encerramento e Coffe Break