Ceará é o primeiro do Brasil em desempenho do Primeira Infância no SUAS

7 de dezembro de 2018 - 11:16

O Estado recebeu comenda do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), nesta quinta-feira (6), durante o Encontro Nacional do Criança Feliz, em Brasília

Com adesão de 182 municípios e maior número de visitas realizadas, o Ceará é o primeiro do Brasil na execução do Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, cuja coordenação estadual é da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O Estado recebeu comenda do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), nesta quinta-feira (6), durante o Encontro Nacional do Criança Feliz, que ocorre em Brasília desde terça-feira (4). Na ocasião, Russas, no Vale do Jaguaribe, foi um dos 12 municípios de diferentes regiões do país homenageados por terem se destacado no Programa.

“Recebemos esse reconhecimento com muita alegria, pois sinaliza o engajamento dos agentes públicos do nosso Estado com a política de combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes, que são nosso bem mais precioso, nosso presente e futuro”, ressaltou a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, que, ao lado da coordenadora do Programa no Ceará, Silvana Simões, e de toda a equipe estadual do Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, participou do Encontro Nacional, ao longo desta semana.

Priorizando gestantes e crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e os pequenos de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz que, no Estado, integra o Programa Mais Infância Ceará, segue promovendo o desenvolvimento infantil. Até outubro último, o Programa contabiliza, em todo o Ceará, 843.119 visitas domiciliares. No mesmo período, 38.655 cearenses foram beneficiados, dos quais 31.372 são crianças e 7.283 gestantes.

Encontro Nacional
Segundo o MDS, após um ano e cinco meses do início das visitas domiciliares, o Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz realizou, até o momento, mais de 9 milhões de atendimentos em todo o país. São mais de 422 mil pessoas que passaram a ter uma atenção especial na área do desenvolvimento infantil. Para celebrar os resultados e compartilhar experiências, cerca de 200 gestores, entre coordenadores estaduais, multiplicadores e supervisores do programa, além de parceiros e consultores, se reuniram para avaliar o atendimento e projetar a expansão das ações.

Durante o encontro, o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, recordou o processo até a iniciativa chegar a mais de 2.678 municípios. O programa foi lançado em outubro de 2016 e as visitas domiciliares iniciadas em julho do ano seguinte, após capacitação das equipes. “O Criança Feliz hoje é um sucesso e se consolida não só como política de Estado, independentemente de governo, mas também como um programa da sociedade brasileira”, observou o ministro. Ele também parabenizou os profissionais que atuam nos Estados e municípios. “Realizar 9 milhões de visitas domiciliares em tão curto prazo é uma das medidas mais eloquentes do sucesso e da solidificação do conceito de que cuidar da primeira infância é cuidar do futuro do Brasil. E isso é fruto do trabalho de cada um de vocês”, reconheceu.