STDS realiza II Reunião Técnica para Implantação do Ebapi

18 de dezembro de 2018 - 14:26

Dia: 19 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 8h às 10h30
Local: Auditório Lena Cristina Pinheiro Sá (sede da STDS) – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através da Coordenadoria da Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional/Célula de Diversidade e Acessibilidade, realiza às 8h, desta quarta-feira (19), a II Reunião Técnica para Implantação de Estratégia de Atenção à Pessoa Idosa (EBAPI). O objetivo é informar técnicos e gestores municipais sobre a operacionalização do EBAPI, nas suas cinco fases. Na oportunidade, seis municípios receberão placas de adesão ao programa: Marco, Pereiro, Cedro, São Gonçalo do Amarante, Itarema e Fortaleza.

A “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa” acontece em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Humano, da Saúde e dos Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O programa tem como meta proporcionar qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos, promovendo um caminho novo para o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável.

Envelhecimento crescente
O envelhecimento da população mundial e, especialmente, a brasileira, é um fato concreto, e em escala crescente. Sua magnitude tende, consideravelmente, a influenciar as políticas públicas, pois as consequências serão em todos os âmbitos, seja na Saúde, na Economia, na Educação, na Previdência Social, Cultura e Lazer, além da própria família. Dessa forma, o envelhecimento populacional se constitui uma questão para toda a sociedade.

Dados do IBGE indicam que, no Ceará, mais de um 1,23 milhão de pessoas estão acima dos 60 anos de idade. Isso representa 13,7% da população total do Estado. Desse modo, cada vez mais, esse segmento passa a representar, uma parcela significativa da população, necessitando manter o seu espaço e garantir a efetivação de seus direitos.

O Brasil tem, atualmente, uma população idosa de 29,6 milhões de pessoas. Desse total, seis milhões constam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É urgente olhar para o envelhecimento da população, principalmente tendo como perspectiva a humanização desse processo.