STDS inaugura Residência Inclusiva III e IV

20 de dezembro de 2018 - 15:45

INCLUSÃO E AUTONOMIA

STDS inaugura Residência Inclusiva III e IV

As duas unidades receberão 26 pessoas, com deficiências físicas e cognitivas, provenientes do Abrigo Desembargador Olívio Câmara (ADOC)

Foto: Reprodução / internet

Data: 21 de dezembro (sexta-feira)
Local: Rua Ataulfo Alves, 460, Jardim das Oliveiras

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) inaugura a terceira e a quarta Residência Inclusiva do Estado Ceará, nesta sexta-feira, 21 de dezembro. Sinônimo de inclusão e autonomia, as casas representam uma nova vida para os jovens e adultos com deficiências físicas e cognitivas, provenientes do Abrigo Desembargador Olívio Câmara (ADOC). Localizadas no Jardim das Oliveiras, as duas unidades receberão 26 pessoas, sendo uma unidade mista, e a outra masculina. No início do próximo ano, será inaugurada a quinta unidade para acolhimento de mais 18 jovens do ADOC.

As unidades dispõem de estrutura física adequada e uma equipe de referência, com assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores em regime de 24 horas diárias, motorista e trabalhadores domésticos. A Residência constitui-se como um serviço de acolhimento institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Em julho e setembro deste ano, foram inauguradas outras duas Residências Inclusivas, no Lago Jacarey, onde foram acolhidos outros 24 jovens. Juntas, as cinco casas atenderão um total de 68 jovens e adultos do ADOC.

Novas Perspectivas

Darlan Costa, um dos moradores da primeira Residência Inclusiva inaugurada no Ceará, relata com muita alegria sua experiência na casa. “Esse espaço é muito bom para todos nós, porque aqui podemos ter mais liberdade para conhecer o bairro, os vizinhos, ir ao mercado. Ganhamos um lar de verdade, e isso significa muito para mim e meus amigos”, explica Darlan.

“As Residências Inclusivas representam uma nova perspectiva de vida para os jovens que passaram anos vivendo em abrigos, institucionalizados. Estamos ofertando nestas casas, um lar de verdade para cada um deles, onde coisas simples, como ir ao mercado ou passear na pracinha mais próxima, fazem toda a diferença. Essa autonomia que vai sendo conquistada aos poucos, e claro, com o acompanhamento dos profissionais da residência, faz muita diferença na vida destes jovens, homens e mulheres acolhidos pelo Estado”, frisou a coordenadora da Proteção Social Especial da STDS, Mônica Gondim.

Mais informações:

Mônica Gondim – Coordenadora da Proteção Social Especial