STDS inaugura Residências Inclusivas III e IV

21 de dezembro de 2018 - 17:35

A alegria no rosto de Márcio ao mostrar seu quarto e a toalha bordada com seu nome são detalhes que mostram a importância das Residências Inclusivas. Mais do que casas, são lugares onde as individualidades são respeitadas e o sentimento de ter um lar é vivo e real em cada um dos jovens e adultos que, como Márcio, ganharam uma nova vida. “Estou feliz porque aqui tenho um guarda-roupa, uma cama, um quarto só para mim”, detalhou Márcio Silva durante a inauguração da terceira e da quarta Residências Inclusivas do Estado do Ceará, realizada nesta sexta-feira (21), no Jardim das Oliveiras, em Fortaleza.

As duas unidades receberam 26 pessoas com deficiências físicas e cognitivas, provenientes do Abrigo Desembargador Olívio Câmara (ADOC). Uma das unidades é mista e a outra é masculina. “As Residências Inclusivas fazem parte de uma proposta de acolhimento mais humanizado, onde estimulamos a autonomia dos jovens e adultos, que antes estavam acolhidos no Abrigo Desembargador Olívio Câmara (ADOC) e agora ganharam um lar de verdade. As casas possibilitam nova vida para cada um deles, que aqui terão um contato mais próximo com a comunidade ao redor, desenvolvendo vínculos afetivos para além dos espaços institucionais”, destacou o titular da STDS, Francisco Ibiapina.

No início do próximo ano, será inaugurada a quinta unidade para acolhimento de mais 18 jovens do ADOC. As casas dispõem de estrutura física adequada e uma equipe de referência com assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores em regime de 24 horas diárias, motorista e trabalhadores domésticos. As novas unidades se juntam a outras duas Residências Inclusivas inauguradas em julho e setembro deste ano, no Lago Jacarey, onde foram acolhidos 24 jovens. Juntas, as cinco casas atenderão um total de 68 jovens e adultos do ADOC.

Nova Casa, Nova Vida
“As casas representam um ganho muito grande para a política de acolhimento do Estado do Ceará. Parabenizo todos que fizeram parte do processo de implantação das Residências Inclusivas e que estarão na comissão de frente, garantindo o pleno funcionamento destes equipamentos sociais. O foco deste novo serviço de acolhimento é garantir uma moradia decente para pessoas que já passaram por tantos sofrimentos na vida, mas que aqui devem encontrar um conforto, um lar”, ressaltou o promotor de Justiça do Ministério Público do Trabalho, Enéas Romero, também presente no evento.

“São um grande avanço no que se refere ao atendimento de pessoas com deficiências cognitiva e intelectual. Trata-se de um novo olhar para este público que, na maioria dos casos, só conta com o apoio do Estado. Precisamos ser esta mão que acolhe e dar uma vida digna às pessoas que mais precisam”, destacou a coordenadora do Centro de Profissionalização para a Pessoa com Deficiência (Cepid), Regina Tahim, ao falar sobre a importância dos equipamentos.

Estiveram presentes à solenidade, o titular da STDS, Francisco Ibiapina; a secretária executiva da STDS, Luciene Rolim; o Promotor de Justiça; Hugo Porto; o Promotor de Justiça do Ministério Público, Eneas Romero; o diretor das Residências III e IV, Humberto Melo; a coordenadora do Centro de Profissionalização para a Pessoa com Deficiência (Cepid), Regina Tahim; e o representante do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Jacinto Araújo.

Mais informações:
Mônica Gondim (Coordenadora da Proteção Social Especial): 3101-4579