Governo do Estado repassa R$ 1 milhão para reforma da Casa do Estudante do Ceará

28 de dezembro de 2018 - 11:29

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), vai repassar R$ 1 milhão para reforma da Casa do Estudante do Ceará. Ontem (27), foi assinado o termo de fomento que permite a transferência de R$ 1,037 milhão para a instituição que, há 84 anos, abriga jovens de baixa renda vindos do interior e de outros estados, para estudar em Fortaleza. O recurso vai possibilitar a primeira grande reforma da casa.

“Nós precisamos investir nestes espaços que acolhem os jovens que mais precisam. É nosso dever assegurar oportunidades para que a juventude se desenvolva plenamente, alcançando seus objetivos profissionais e pessoais. Este é um investimento que te resultados positivos tanto para o público que reside na casa, como para o nosso Estado”, destacou o titular da STDS, Francisco Ibiapina.

A liberação do recurso foi aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 17. “Em 2013 a então diretoria eleita tomou a frente do processo de fazer o levantamento do que estava precisando ser reformado na casa, e aí foi em busca do Governo do Estado, e conseguiu que uma equipe de engenheiros fosse enviada e fizesse esse levantamento de que áreas estavam precisando de maior cuidado, e foi elaborado também um orçamento para a reforma total do prédio”, afirmou o ex-presidente da Casa do Estudante, Moizéis Lima, 31, natural de Lavras da Mangabeira e estudante de medicina na Universidade Federal do Ceará.

Casa do Estudante

Hoje a Casa do Estudante abriga 118 jovens de baixa renda, entre universitários e secundaristas, vindos de mais de 40 municípios cearenses. Lá eles recebem, além de moradia, duas refeições diárias e estrutura para ingressar e permanecer em uma Universidade, como biblioteca, sala de estudos e sala de vídeo. Os custos, de R$ 30 mil mensais, em média, são bancados por uma lei municipal que destina à instituição 20% da arrecadação com as carteirinhas de estudante, e também por doações. “O custo é bastante alto para instituição, que às vezes não recebe nem R$ 300 mil por ano, e a gente acaba tendo que se virar com o que tem. Esse valor é um pouco limitado e deixa a gente sem poder fazer reformas. Se cair um telhado ou algo do tipo, e a gente tiver que reformar, vai fazer falta para a instituição”, disse o atual presidente da Casa, Lucas dos Santos, 22, que em 2016 veio de Catarina para Fortaleza estudar Farmácia.

No ano passado, o prédio já havia passado por uma reforma, de menor porte. Biblioteca, auditório, caixa d’água e alguns banheiros receberam melhorias, após um aporte de R$ 348 mil, também do Governo do Estado. Mas ainda há muitos reparos necessários. O desgaste da construção é visível. Há infiltrações em todo o andar superior, buracos no telhado, fiações expostas e vários pontos em que a estrutura parece bem deteriorada.

Jhonatan Dantas, 24 anos, estudante de Direito, natural de Catarina, costuma enfrentar transtornos no quarto em que mora, principalmente com as infiltrações e goteiras em períodos chuvosos. Um colega já correu risco de um acidente grave. “Parte da laje desabou sobre ele, a sorte é que ele não estava na área da cama em que ela caiu, mas foi bem próximo. Nós sofremos com esses problemas, infiltração… quando o inverno é um pouco mais prolongado, dá mofo, e isso compromete a nossa saúde”, revela Jhonatan.