Governador fortalece o Programa Mais Infância Ceará
5 de fevereiro de 2019 - 17:12
Em pronunciamento feito na abertura oficial dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta terça-feira (5), o governador Camilo Santana anunciou o fortalecimento do Programa Mais Infância Ceará e confirmou a retomada do pagamento dos benefícios do Cartão Mais Infância. O principal objetivo é reduzir a extrema pobreza e as desigualdades sociais no Estado. Em sua mensagem aos deputados estaduais, Camilo fez um balanço de resultados dos primeiros quatro anos de governo e dos principais avanços para o desenvolvimento do Estado.
O Cartão é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, em prol do desenvolvimento de crianças carentes cearenses. “São 54.771 beneficiários. Vamos repassar R$ 85,00 para cada família que tenha filhos de 0 a 5 anos e 11 meses, incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). E não se trata apenas de entregar o recurso, mas também entender onde se encontra aquela família que está abaixo da linha da pobreza, e trabalhar junto dela para que, mais tarde, tenhamos jovens capacitados e com uma formação cidadã”, explicou a secretária de Proteção Social, Justiça Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Ceará (Ipece) apontam que a maior extrema pobreza do Estado está na fase inicial da vida, entre 0 e 6 anos. Por isso, em 2017, o Governo do Ceará criou o Cartão Mais Infância Ceará. O governador destacou que o Programa Mais Infância Ceará é hoje uma referência nacional e internacional de ações de valorização da primeira infância e que os planos nas áreas de Saúde, Segurança Pública e Educação mantém-se prioritários nos próximos quatro anos, bem como o ritmo de investimentos que marcou sua primeira gestão no governo Estadual.
Mais Nutrição
Presente à solenidade, Socorro França comunicou o lançamento, no dia 11 de março próximo, do Programa Mais Nutrição. Coordenado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, este programa será realizado por meio de uma parceria entre a SPS, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Ceasa e produtores de hortifrutigranjeiros cearenses. “Estamos recebendo todo o desperdício de alimentos gerados na Ceasa e fazendo sopa desidratada. Cada quilo de sopa servirá até 40 pessoas, com dois quilos de arroz. Vamos entregar esse alimento a famílias cadastradas no CadÚnico, Vamos entregar o alimento in natura, que é o do desperdício, a polpa de frutas e a sopa”, antecipa a secretária.