Socorro França reforça atuação do Cartão Mais Infância no Estado

8 de fevereiro de 2019 - 13:22

Em reunião do Coegemas/Ce com os municípios, a titular da SPS apresentou a atuação da nova secretaria

“Minha premissa de vida é de que nós viemos ao mundo para servir. Há 52 anos a minha missão é servir ao povo cearense. Enquanto titular da Pasta de Proteção Social, ressalto aqui a urgência de focarmos no desenvolvimento das nossas crianças e jovens. Estamos fazendo isso através do Cartão Mais Infância, que retornou em fevereiro, e até março beneficiará 54 mil famílias”, declarou a titular da secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, durante a primeira reunião do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Ceará (Coegemas/Ce), que transcorreu na manhã desta sexta-feira, 8 de fevereiro, na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Na ocasião, a gestora apresentou os Programas e ações da nova Pasta, e ressaltou a importância do trabalho em parceria com os municípios.
“O cartão Mais Infância vai além do recurso financeiro de R$ 85 mensais. Ele representa o olhar do Estado para os que mais necessitam, que vivem ainda na extrema pobreza. Temos muito trabalho pela frente. Com o acompanhamento das famílias e uma rede de assistência social potente, sem dúvidas, os resultados serão efetivos e as mudanças positivas no presente e no futuro de milhares de cearenses “, frisou a secretária. Na reunião, foram discutidas as pautas: Conferência do Idoso; Cartão Mais Infância e a Reprogramação dos Saldos de Recursos de Cofinaciamento do Estado e da União, referentes ao ano 2018/2019.

Articulação e mobilização social

“Nós enquanto colegiado trabalhamos com a perspectiva do fortalecimento das gestões municipais de assistência social. Acreditamos que é através da articulação, mobilização social e empoderamento dos gestores, que consolidaremos o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em nosso Estado. Este encontro é para que posssamos alinhar nosso cronograma de trabalho e discutir os temas mais urgentes neste momento”, ressaltou a presidente do Coegemas/Ce, Glauciane Viana, durante a reunião. Estiveram presentes no evento, gestores de 90 municípios cearenses.
O Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social, criado em 1998, constitui-se como um órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações junto aos gestores municipais da Assistência Social. Tem a missão de fortalecer, nos municípios, a política de Assistência Social recomendada pela lei orgânica do setor, consolidando um sistema de atuação descentralizado e participativo.