Estado e Prefeitura inauguram brinquedopraça e academia no Jardim das Oliveiras

19 de fevereiro de 2019 - 13:48

O Programa Juntos por Fortaleza reúne esforços da Prefeitura e do Governo do Ceará em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos da Capital

Rostinhos pintados, sorrisos largos e olhares atentos, foi assim que os pequenos da comunidade Jardim das Oliveiras, bairro mais populoso da Regional IV, entraram pela primeira vez em uma brinquedopraça. Inaugurada na noite de ontem (18/02), na Praça Lago das Oliveiras, a unidade é a sexta entregue na Capital cearense, e a 73ª no Estado. A iniciativa integra o Programa Mais Infância Ceará. Na ocasião também foi inaugurada uma academia de ginástica, além de recuperada a quadra de areia existente na praça.

“Estou muito feliz de ver o sorriso de cada criança e mãe que está aqui hoje, juntamente a Prefeitura, nós recuperamos este espaço que tinha se tornado um ponto de lixo, e agora é um playground a céu aberto. Estamos trazendo o lazer para mais perto dos cearenses que mais precisam. A ideia é contemplar toda a família. Enquanto os pais se exercitam os pequenos brincam”, declarou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, ao fazer a entrega do equipamento, ao lado do prefeito Roberto Cláudio e da secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

“Estamos entregando ao bairro Jardim das Oliveiras instrumentos de inclusão social. Tanto a brinquedopraça como a academia de ginástica são espaços de cuidado e afeto, onde as pessoas se encontram, brincam e reafirmam o sentimento de comunidade. Ressalto aqui a importância destes espaços para harmonizar a convivência e coibir a violência”, frisou a titular da SPS, Socorro França.

“Estes novos equipamentos são exclusivamente para vocês, que devem cuidar e manter cada brinquedo e cada peça da academia. Acho que o sentimento de pertencimento é o que fortalece este cuidado, e isto é o que nós queremos criar neste novo espaço”, ressaltou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Inclusão Social
Os espaços infantis, voltados para crianças de dois a 12 anos, são cercados, têm áreas entre 240m² e contam com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

O investimento nos equipamentos é da ordem de R$ 180.000,00, cada. A contrapartida dos municípios é a manutenção das praças em bom estado de uso e de conservação. “Tenho três filhos e sei o quanto é caro pagar por um parquinho no shopping. Hoje ganhei um espaço grande e bonito ao lado de casa para eles brincarem a vontade, e onde posso também me exercitar”, explicou Viviane Fernandes, mãe do pequeno Heitor (2), da Emily (10), e do Joel (13).

Academia ao ar livre
Os equipamentos de ginástica de baixo impacto são aparelhos de alongamento direcionados principalmente à terceira idade e pessoas com deficiência. A academia ao ar livre é ideal para a prática de exercícios físicos e a interação entre os moradores. A ação, desenvolvida por meio da Secretaria do Esporte do Ceará, tem a proposta de transformar os espaços públicos em lugares de convivência entre as famílias das comunidades beneficiadas.

Esta é a 30ª Praça da Regional VI reformada pela Prefeitura de Fortaleza. Como parte do maior programa de requalificação de praças do município, a administração municipal reformou, nos últimos cinco anos, mais de 300 praças. O número representa mais da metade do total de praças existentes na capital.

Atenção à infância
O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.