Estado e Município renovam convênio do Praia Acessível de Fortaleza

28 de fevereiro de 2019 - 16:29

O projeto também contará com equipamentos desenvolvidos pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep)

“Amo o mar e este projeto me trouxe a alegria de poder entrar na água. Eu vinha à praia e apenas olhava minhas amigas tomando banho, já que não tinha condições de dar um mergulho. Agora, quando entro na água, sinto estar flutuando. É um sonho realizado, me sinto mais viva”. A fala entusiasmada, acompanhada de um sorriso caloroso, é da bailarina sobre rodas Roseli Oliveira. Aos 51 anos e com movimentos limitados pela osteogênese imperfeita (ossos de vidro), Roseli é usuária do Projeto Praia Acessível, que teve sua continuidade assinada, nesta quinta-feira (28), pelas primeiras-damas do Ceará, Onélia Santana; e do Município, Carol Bezerra; ao lado da secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; do secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Município, Elpídio Nogueira; e do secretário executivo de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos.

Além da manutenção de equipamentos e reposição de materiais de consumo, o Praia Acessível, que integra o Programa Mais Infância Ceará, também contará com um kit desenvolvido pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Cadeiras 90º, andadores de praia, cadeiras de banho articuladas, cadeira de banho fixa e cadeira de vaso são os equipamentos voltados para crianças com até 60kg e facilitarão o acesso dos usuários ao mar.

“É um momento importante para nós, que estamos à frente do Praia Acessível, ouvirmos as experiências das pessoas que passaram por aqui e tiveram a oportunidade de entrar pela primeira vez no mar. Isto é o que nos motiva a seguir investindo neste equipamento de inclusão social, que vem resgatando a autoestima de muita gente. O Praia Acessível já beneficiou mais de cinco mil pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção”, ressaltou a primeira-dama Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do qual faz parte o Praia Acessível.

A titular da SPS, Socorro França, ressaltou a importância de ofertar a inclusão nos mais diversos espaços da cidade. “Eu me sinto honrada por pertencer a um governo que respeita o ser humano, preserva a individualidade de cada um e, acima de tudo, tem compromisso com a inclusão efetiva das pessoas com deficiência”, destacou. “O projeto é uma iniciativa importante porque crianças precisam de lazer, conviver com outras crianças e o fato de terem alterações no desenvolvimento, geralmente as limita. Essas crianças precisam que a sociedade abrace as necessidades que elas têm”, destacou a pediatra e presidente do Nutep, Rita Brasil.

Praia Acessível
Ação que integra o Programa Mais Infância Ceará, o Praia Acessível promove a acessibilidade de crianças, adultos e idosos com deficiência e mobilidade reduzida à praia. O local reservado para o acesso conta com piscina, frescobol e quadra de vôlei adaptados, além de esteiras e cadeiras anfíbias. O espaço também tem vagas apropriadas para estacionamento e banheiro acessível durante os dias de funcionamento: de quarta a domingo, de 9h às 13h.

“Esta parceria, que já dura três anos, vem possibilitando além da inclusão social, o turismo. Ouvimos vários relatos de pessoas que procuram os hotéis mais próximos da Praia Acessível”, frisou o secretário executivo de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos.

O projeto realizou 5.282 atendimentos nas estações de Fortaleza e Caucaia. Na Capital, foram realizados 76 atendimentos em fevereiro, totalizado 4.956 desde abril de 2016, quando foi inaugurado. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Hotel Sonata. Já em Caucaia, foram atendidas, em fevereiro, 26 pessoas, chegando a 326 beneficiados desde junho de 2018, em parceria com a Prefeitura e do Cumbuco Beach.

• Funcionamento do Projeto Praia Acessível

Dias: quarta a domingo

Horário: 9h às 13h

◦ Fortaleza – Praia de Iracema (ao lado do Aterrinho), em frente ao Hotel Sonata