Praia Acessível completa três anos de funcionamento no Ceará

2 de abril de 2019 - 09:44

O Projeto Praia Acessível, implantando em Fortaleza em março de 2016, completa três anos de atuação possibilitando aos deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, acesso ao mar. Com idealização do Governo do Ceará, a iniciativa já realizou cerca de 5.400 atendimentos em Fortaleza e Caucaia até o fim de março. A ação integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

No Aterrinho da Praia de Iracema, em Fortaleza, foram atendidos, desde abril de 2016, 5.017 usuários, onde o Estado conta com a parceria da Prefeitura de Fortaleza e do Hotel Sonata. A estação possui tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e profissionais da Prefeitura foram capacitados e atuam auxiliando os usuários do projeto.

Para a primeira-dama Onélia, a iniciativa é motivo de alegria e orgulho. “O Praia Acessível proporciona oportunidade de lazer, de socialização, de emoção, como já vi em diversos momentos. Que possamos comemorar mais anos de funcionamento do projeto que vem mudando a vida das pessoas. Isso nos enche de alegria e confirma a política acertada que adotamos aqui no Estado para o público beneficiado”, destaca.

Há oito anos, a bailarina e atleta Vanda Lúcia Medeiros perdeu a mobilidade depois de um acidente no trânsito. Para ela, o projeto trouxe um novo ânimo e possibilitou maior socialização com as pessoas. “Após convite de uma amiga, visitei a estação de Fortaleza e me encantei com o que vi. Aquele local traz esperança para nós, deficientes, e faz com que façamos novos amigos. Fico bastante emocionada com a transformação de vidas que vejo por lá, de pessoas que nunca imaginavam voltar ao mar. Isso só mostra que não existem limitações, mas sim oportunidades de sermos felizes”, enfatiza.

Caucaia
Na Praia do Cumbuco, em Caucaia, desde junho de 2018, foram realizados 376 atendimentos. Nesse caso, a parceria é com a Prefeitura de Caucaia e o Cumbuco Beach. Por lá, o usuário tem acesso ao mar dependendo da tábua das marés. As informações podem ser consultadas através dos números (85) 3123.4460 / 3342.5720. O funcionamento é de quarta a domingo, de 9h às 13h. Já na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funciona diariamente no mesmo horário.

Serviço:
Funcionamento do Projeto Praia Acessível
Dias: Quarta a domingo
Horário: 09h às 13h
Local: Fortaleza – em frente ao Hotel Sonata, na Praia de Iracema (ao lado do Aterrinho) / Cumbuco – Rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 (ao lado da Barraca Cumbuco Beach / em frente ao Posto Shell)