Estado realiza 1,5 milhão de visitas domiciliares com foco no desenvolvimento infantil

29 de abril de 2019 - 14:15

Até o mês de abril, 59.380 crianças e 11.003 gestantes, contemplando 58.244 famílias, já foram beneficiadas com ações do Programa Mais Infância Ceará

Foto: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Com foco no desenvolvimento infantil, o Programa Mais Infância Ceará já realizou cerca de 1,5 milhão de visitas domiciliares. Até o mês de abril, 59.380 crianças e 11.003 gestantes foram atendidas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), Programa para Resultados (PforR) e Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, contemplando 58.244 famílias beneficiadas com as ações realizadas no Estado.

“Todo esse trabalho é pensado para o desenvolvimento integral das nossas crianças, por isso temos uma atenção especial com a primeira infância do Ceará. Seja na capital ou no interior, sempre haverá um dos nossos profissionais visitando e auxiliando as famílias atendidas pelas ações de governo, para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos meninos e meninas cearenses”, destaca a primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

Para a moradora do bairro Vila Velha, em Fortaleza, Juliana Cunha, as visitas domiciliares contribuem muito para o desenvolvimento do seu filho. “Aprendemos diariamente com a agente de saúde, desde os exercícios básicos para estimular o desenvolvimento dele, até a alimentação mais adequada e o acompanhamento das vacinas”, conta a mãe.

A dona de casa Edinara Lima vive no distrito de Caponga da Bernarda, em Aquiraz, na Grande Fortaleza, e está no sexto mês de gravidez. Segundo ela, as visitas domiciliares têm sido um aliado no período gestacional. “Tem sido de extrema importância esse acompanhamento que estou tendo na minha casa durante a gestação, pois as visitadoras me orientam em tudo. Sou grata por ser beneficiada e fazer parte desse programa e fico mais feliz de saber que meu filho também receberá essa atenção”, enfatiza.

O pilar Tempo de Crescer do Programa Mais Infância Ceará, no qual contempla as visitas, consiste na construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. Até o momento, foi realizada ainda a capacitação de 16.598 profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência. A meta é que mais cinco mil sejam qualificados até o fim do primeiro semestre deste ano.

“As crianças que passam pelas visitas se desenvolvem mais rápido, e tem uma aproximação maior com a família. Nós percebemos isso porque acompanhamos o dia a dia das famílias atendidas nos postos de saúde e nos Cras. É muito gratificante desenvolver este trabalho e ver de perto os resultados, sei que estamos colaborando para construção de uma infância plena para as crianças cearenses”, pontuou a supervisora intersetorial do Programa Cresça com Seu Filho/ Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz, Lorena Bernardino.

Em 2018, o Ceará foi premiado por melhor execução e desempenho do Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz no Brasil. Foi o estado com o maior número de municípios proporcionalmente, maior número de visitas realizadas e que atendeu o maior número de crianças, superando a meta de atendimentos estabelecida.