Parceria com TJCE viabiliza capacitação para egressos do sistema penitenciário

19 de julho de 2019 - 17:17

“Foi uma experiência nota 10. Aprendi coisas novas acompanhado por gente muito boa. Às vezes penso em colocar um ponto e vender minhas comidas. Tenho que praticar”. A avaliação, que é também desejo, é de F. E., 39 anos. Ele foi aluno do CITS Jangurussu no curso de Cozinheiro Geral. Sua vaga foi assegurada pela parceria firmada entre Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Tribunal de Justiça (TJCE) que reserva vagas a egressos do sistema prisional nos cursos de qualificação realizados nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS). A cooperação entre as instituições garante assistência a egressos e pessoas em regime de semiliberdade, orientando-os na reintegração à vida em liberdade.

Depois de dois anos e três meses em reclusão, F. E. voltou às ruas e à sala de aula. Como ele, outros cinco cidadãos, homens e mulheres que trilham o percurso de volta à convivência comunitária, já foram encaminhados para turmas de capacitação profissional em cursos de Designer de Sobrancelha, Logística, Marketing e Vendas, e Inglês Básico, nos CITS Conjunto Ceará e Parque São José.

Coordenadora de Inclusão Social da SPS, Robertha Arrais destaca que ampliar as oportunidades de acesso de pessoas mais vulneráveis às políticas sociais é um dos grandes objetivos do Governo do Ceará. “O termo de cooperação técnica celebrado com o TJCE possibilita que realizemos ações concretas para a ressocialização dos egressos do sistema penitenciário através do ensino de novos ofícios, o que traz melhorias de condições de vida com geração de emprego e renda”, reforça.

Qualificação cidadã
Os CITS, localizados nos bairros Conjunto Ceará, José Walter, Jangurussu, Parque São José, Aerolândia, São Bernardo e Mucuripe, atendem a população por meio de capacitação profissional para jovens e adultos. Ainda disponibilizam atividades socioesportivas como ginástica, futsal, futebol de campo e karatê, além de aulas de violão, balé, danças e teatro. Entre 2015 e 2018, foram 5.418 pessoas qualificadas nas sete unidades e outras 17 mil beneficiadas pelas atividades esportivas e culturais.