SPS inaugura duas novas casas de acolhimento para crianças e adolescentes

3 de setembro de 2019 - 11:25

Espaços que ressignificam o ambiente institucional e se tornam um lar. São assim as duas novas casas inauguradas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) para acolher 39 crianças que estavam abrigadas na Casa Abrigo, no bairro Pirambu. As duas unidades abrigam 20 e 19 crianças e contam, cada uma, com uma equipe composta por psicólogo, assistente social e pedagogo, além de 8 cuidadores.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que a prioridade na organização das crianças foi a manutenção dos laços familiares. “É fundamental que esses meninos construam sua compreensão de família e fortaleçam seus vínculos, mesmo que na situação de abrigados”, pontua.

O objetivo das equipes multidisciplinares é fazer com que as crianças sintam-se em casa, em um ambiente onde possam receber afeto sem medo ou restrição. Os pequenos podem vir a ser adotados por uma família ou ter os vínculos restabelecidos com suas famílias biológicas. Alguns deles estão em destituição do poder familiar, outros 10 já integram o cadastro nacional de adoção.

“É importante lembrar que no período em que eles estão sob tutela do Estado, nós tentamos proporcionar uma vida o mais normal possível. Com a mudança de bairro, todos foram matriculados na escola e as demais assistências também estão garantidas nos novos bairros. Além das atividades básicas, temos outras ações garantidas como saídas para o cinema, teatro, dentre outros passeios que são importantes e que devem fazer parte do cotidiano de toda criança”, explica Mônica Gondim, coordenadora da Coordenadoria de Proteção Social Especial da SPS.

Unidades de acolhimento
Além das duas novas casas, a SPS administra cinco unidades de acolhimento, que abrigam hoje 122 crianças e adolescentes. Há ainda seis unidades administradas em parceria com Organizações da Sociedade Civil. Nessas, 100 crianças e adolescentes estão abrigadas.