SPS e TRE-CE inauguram Posto de Biometria no CITS José Walter

5 de setembro de 2019 - 13:23

Com o objetivo de dar maior celeridade nos processos de biometria dos eleitores de Fortaleza, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-Ce) e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) inauguram, às 9 horas, desta sexta-feira (06), um posto de atendimento ao eleitor, no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), no bairro José Walter. O convênio será celebrado pela titular da SPS, Socorro França, e pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, ouvidor regional eleitoral.

Obrigatório nas eleições do próximo ano para todos os eleitores da Capital, o cadastramento biométrico prossegue até 29 de novembro próximo, em 15 locais fixos do TRE e, agora, no CITS do José Walter. O novo posto disporá de seis guichês, com atendimento diário e ininterrupto das 8h às 17h, por hora de chegada. Para fazer o cadastramento, o eleitor precisa apresentar um documento de identificação (RG, CNH ou Carteira do Trabalho), título de eleitor e um comprovante de endereço atual.

Direito Constitucional
“Votar é uma obrigação e um direito constitucional. Portanto, é importante que todos os eleitores façam o cadastramento biométrico para que garantam o exercício da cidadania”, destaca a titular da SPS, Socorro França. A recomendação do TRE é que os eleitores não deixem para última hora. Na capital, dos 1.782.482 eleitores, 718.965 (40,3%) ainda não realizaram o procedimento.

O TRE lembra que o cadastramento biométrico é necessário para que o eleitor possa realizar algumas atividades da vida eleitoral e civil. Caso não seja feito, o eleitor pode ter algumas implicações como o título cancelado e implicações no CPF. Como consequência, o eleitor fica impedido de votar e ser votado; inscrever-se ou receber o Bolsa Família; emitir passaporte; matricular-se em instituições públicas de ensino; contrair empréstimos em bancos oficiais; tomar posse em cargo público e, se for servidor público, receber salário.

Serviço: Inauguração do Posto do TRE-CE no CITS José Walter
Data: sexta-feira, 6 de setembro
Hora: 9 horas
Local: Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), no bairro Prefeito José Walter – (Av. K, 330 – 1ª Etapa)