SPS e Consea promovem a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

8 de outubro de 2019 - 08:37

Os desafios da segurança alimentar estão em debate, entre os dias 8 e 10 deste mês, em Fortaleza, durante a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan). Promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), colegiado vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o evento reúne cerca de 350 gestores públicos e privados dos 184 municípios cearenses.

A abertura será às 17h desta terça-feira, com a presença da titular da SPS, Socorro França, e palestra da professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Marlene Marques Ávila, com o tema Agenda de segurança alimentar e nutricional: Desafios e possibilidades. As mesas redondas e trabalhos de grupos acontecem na quarta e quinta-feira.

Resultado de 55 conferências municipais, 101 reuniões municipais ampliadas e 14 encontros territoriais no Estado, a VI Cesan busca ampliar e fortalecer os compromissos políticos à promoção da soberania alimentar, abordando o direito à alimentação adequada, assegurando a participação social e a gestão intersetorial na política e no sistema de segurança alimentar e nutricional no Estado.

Modelo participativo
Entre os eixos de debate estão as estratégias de ação para garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável; os caminhos para avançar na agenda de Segurança Alimentar e Nutricional; e as perspectivas para o fortalecimento do SISAN. “Este modelo participativo tornou o Brasil referência internacional no enfrentamento da fome e de outras manifestações de combate à insegurança alimentar e nutricional, o que resultou na saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome”, destaca a orientadora da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina Praciano.

A conferência, explica Regina Praciano, ocorre em um momento de grandes discussões e embates políticos nacionais, em torno da implementação da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “Muitos esforços foram materializados por meio de um conjunto de políticas públicas geridas de maneira participativa, a maior parte delas contemplada nos dois planos nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional, elaborados a partir das proposições das últimas conferências de SAN. Portanto, não podemos retroceder”, defende Regina Praciano.

Serviço: VI Cesan do Ceará
Data: 8, 9 e 10 de outubro
Hora: Abertura às 17 horas desta terça-feira, 8/10
Local: Hotel Dom Cláudio, à avenida Fausto Aguiar, 700, bairro Messejana