SPS lança Caravana Rosa e aborda prevenção ao câncer de mama e empoderamento feminino

8 de outubro de 2019 - 08:21

Outubro Rosa é momento de fortalecer a prevenção contra o câncer de mama. E a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) coloca na rua a Caravana Rosa, projeto que percorrerá, ao longo do mês, diversos equipamentos de atendimento ao público como os centros comunitários Santa Terezinha e São Vicente, Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), unidades do Vapt Vupt, além de CRAS e CREAS, levando palestras e cursos de capacitação de agentes multiplicadores focados na importância de prevenir a doença.

“A secretaria acolhe com carinho este grande movimento. E levaremos informação às nossas comunidades, dentro dos nossos equipamentos. Vamos prevenir e cuidar com atenção da nossa saúde”, destacou a titular da SPS, Socorro França, ao lançar a Caravana Rosa, nesta segunda-feira (7), no auditório da SPS. Trabalhando na perspectiva do empoderamento feminino, a ação integra a Campanha Outubro Rosa 100% Inclusivo, que busca alinhar a temática a outras pautas, como igualdade racial, diversidade sexual e pessoas idosas e com deficiência.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, destacou a importância de sensibilizar mulheres e homens sobre o tema. “Temos que aproveitar esse momento para despertar a atenção para a realização de consultas e exames, de forma precoce, para que se possam evitar maiores danos. Uma vez identificado o câncer de mama bem no início, é possível realizar o tratamento e garantir uma melhor qualidade de vida. Sabemos que a incidência do câncer de mama é bem maior nas mulheres, mas é preciso alertar também os homens para que não descuidem da saúde”, reforçou Onélia Santana.

Secretária-executiva de Políticas para Mulheres da SPS, Denise Aguiar ressaltou que é fundamental realizar um Outubro Rosa totalmente inclusivo. “Esta é, antes de tudo, uma causa de amor. E estamos dedicados a fazer uma campanha que respeita o empoderamento feminino, focada nos direitos das mulheres. Outubro Rosa é uma campanha para levar no peito e na alma”, frisou.

Atividades nas unidades
Já nestas terça-feira (8) e quarta-feira (9), a Caravana Rosa integrará a programação da Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania que a SPS promove nos centros comunitários. O Centro Comunitário Santa Terezinha, localizado na Rua Osmundo Cavalcante, s/n, bairro Vicente Pinzón, ofertará, gratuitamente, uma série de atividades e serviços socioassistenciais, de cidadania e saúde à população. Entre os serviços previstos estão emissão de RG, CPF e Folha Corrida; aferição de pressão arterial e testes de glicemia; emissão do Bilhete Único e de cartões de ônibus urbano para idosos; além de atividades culturais.

Outra atividade será o Dia Rosa-Lilás, em 11 de outubro próximo, na Casa da Mulher Brasileira do Ceará. O evento unirá atividades de cuidados contra o câncer com orientações de enfrentamento às violências doméstica e familiar contra a mulher.

Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o tipo da doença mais comum entre as mulheres em todo o mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil. Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Embora raro, o câncer de mama também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como prática de atividades físicas; alimentação saudável; manutenção do peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.