Capacitação abre portas para mulheres assistidas pela Casa da Mulher Brasileira

9 de outubro de 2019 - 16:41

“Este é o segundo curso que faço aqui. O primeiro foi de design de sobrancelhas. Essas oportunidades estão mudando minha vida. Isso vai me dar autonomia financeira, além de me permitir trabalhar em casa e fazer o meu próprio horário. Aqui descobri que trabalhar no setor de beleza é o caminho que quero trilhar”. A declaração é de Ernanda, mãe de dois filhos, e uma das 18 formandas do curso de manicure e pedicure realizado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, por meio da Casa da Mulher Brasileira e do programa Criando Oportunidades. A certificação de 18 formandas ocorreu na última semana, com a presença da titular da SPS, Socorro França.

O mesmo sentimento de empoderamento, de ressignificação de vida foi expresso por Lívia, mãe de quatro filhos, e também assistida pela Casa da Mulher Brasileira. “Esse curso abriu a minha cabeça para o mundo do trabalho. Agora posso dar um novo sentido à minha vida, dar vida melhor aos meus filhos”, declarou ela, ao receber o certificado de conclusão do curso de manicure e pedicure e um kit de ferramentas e utensílios.

Todas as 18 formandas são assistidas pela Casa da Mulher Brasileira e conseguiram superar o ciclo da violência e buscar a independência financeira. “Não podemos deixar que aquilo que nos fere permaneça presente na nossa existência. Varramos tudo e sigamos novos caminhos. Afinal, a vida é de escolhas e vocês fizeram a escolha certa, buscar superar os entraves, buscar capacitação, autonomia e ser felizes”, ressaltou a titular da SPS, Socorro França, durante solenidade de entrega dos certificados e dos kits de trabalhos às novas manicures e pedicures.

“O que o Governo do Estado vem buscando com esses projetos é criar e dar oportunidades às pessoas. Portanto, nunca desistam, busquem e agarrem as oportunidades que lhes forem ofertadas”, acrescentou a secretária-executiva de Política para Mulheres da SPS, Denise Aguiar.

 

Casa da Mulher
Implantada em junho de 2018, a Casa da Mulher Brasileira do Ceará já atendeu 27.567 vítimas de violências, sendo 20.397 acolhimentos iniciais e 7.064 retornos. A Casa reúne, em um mesmo espaço, os principais serviços que uma mulher em situação de violência pode precisar. Delegacia de Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado, além de atendimento psicossocial. Por meio do setor de Autonomia Econômica da SPS, a Casa oferta cursos de capacitação para que a mulher ressignifique a sua vida e alcance a independência financeira, rompendo de vez o ciclo da violência. Os serviços oferecidos são gratuitos.