Conferência fortalece debate sobre segurança alimentar e nutricional

9 de outubro de 2019 - 15:26

Desafios e estratégias para a produção e ingestão de alimentos saudáveis e sustentáveis, os novos hábitos de consumo de alimentos processados e ultraprocessados e suas interrelações com a saúde humana, além de debates sobre a extinção do Conselho Nacional e os consequentes prejuízos à população são alguns dos temas que norteiam as discussões e trabalhos da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan). O evento foi aberto no início da noite desta terça-feira (8), pela secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e pela presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Francisca Malvinier Macedo, em Fortaleza.

“Trabalhar pela alimentação de qualidade, pela nutrição do nosso povo, do nosso País é trabalhar pelo cidadão, pela vida. É fortalecer a cidadania. Precisamos lutar mais contra as desigualdades”, declarou Socorro França, ao frisar, na abertura da Conferência, a importância da humanização no processo produtivo. A VI Cesan reúne, nestas quarta e quinta-feira, cerca de 350 técnicos e gestores representantes dos 184 municípios cearenses.

A titular da SPS também ressaltou a necessidade da colaboração de todos no combate ao desperdício de alimentos e destacou o projeto estadual Mais Nutrição, a partir do processamento de frutas, verduras e grãos desperdiçados na Ceasa, em Maracanaú. Em apenas três meses, citou, o Mais Nutrição já distribuiu mais de 70 toneladas de alimentos. “Somos um Estado de inclusão”, ressaltou.

Presente à solenidade, o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Francisco de Assis Diniz, alertou para a complexidade da conjuntura do País, após a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e para a ameaça de retorno do Brasil ao Mapa da Fome. “Vivemos um período delicado, que nos exige compreender o real significado da segurança alimentar. E no momento em que um gestor público nacional destitui o Consea é porque algo de muita gravidade paira sobre o País. Precisamos nos tornar agentes de intervenção e de construção de novos sonhos”, alertou De Assis Diniz.

Resultado de 55 conferências municipais, 101 reuniões municipais ampliadas e 14 encontros territoriais no Estado, a VI Cesan busca ampliar e fortalecer os compromissos políticos à promoção da soberania alimentar, abordando o direito à alimentação adequada, a participação social e a gestão intersetorial na política e no sistema de segurança alimentar e nutricional no Estado. Os temas VI Conferência estão divididos em três eixos estratégicos, que serão discutidos de forma participativa em grupos de trabalho e mesas redondas. Ao final, será elaborada a Carta Política da Conferência.