Servidores da SPS são homenageados pela Assembleia Legislativa

26 de novembro de 2019 - 17:23

Reconhecer a vocação e os serviços prestados por quem, por anos, se dedica a atender aos cearenses que buscam atendimento nas secretarias e órgãos estaduais é um dos objetivos da sessão solene que a Assembleia Legislativa do Ceará realiza às 15 horas desta quarta-feira, 27/11, em homenagem ao servidor público estadual.

Neste ano, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) conta com seis servidores públicos homenageados. Os escolhidos da pasta foram Maria de Fátima Lourenço Magalhães, João Albery Dias Júnior, Pedro José Alves Capibaribe, Josineide Magalhães Souza, Robson de Oliveira Veras e Elba Carneiro Falcão de Almeida. A iniciativa atende a requerimento do deputado estadual Carlos Felipe.

“Esta homenagem da Assembleia Legislativa é o reconhecimento da Casa do povo ao exercício diário dos servidores públicos, pessoas que pautam suas vidas no servir à sociedade”, destaca a titular da SPS, Socorro França. “Servidor público é uma profissão diferenciada, cuja vocação é cuidar do que é do Estado, do que é de todos nós, dos usuários e contribuintes que buscam os serviços do Estado”, frisa Carlos Felipe.

O Dia do Servidor foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público, em 1937. A partir da Constituição Federal de 1988, foi adotada a nomenclatura “servidor público” em substituição ao conceito de funcionário público.

Servidores da SPS homenageados em 2019:
Maria de Fátima Lourenço Magalhães – Pedagoga por formação, mestre em políticas públicas com especialização em Gestão Pública, na área de gerência estratégica. Fátima ingressou na SPS em 20 de novembro de 1984, como técnica em assuntos educacionais, e se aposentou em oito de agosto de 2019, quando ocupava o cargo de coordenadora do Proares (Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará). Fátima iniciou sua carreira como técnica de área, trabalhando nos centros comunitários. Passou pela capacitação em Educação Infantil, foi gerente do Departamento de Capacitação Social, do Plano de Educação Profissional, e do projeto Amor à Vida, uma ação da ONU de educação sexual e saúde reprodutiva. Foi Coordenadora de Planejamento, e de Assistência Social, antes de chegar à coordenação do Proares.

João Albery Dias Júnior – Economista por formação, foi admitido em sete de julho de 1981, como agente administrativo. Esteve à frente do setor de contabilidade e dirigiu o Departamento Financeiro até 1998, quando tornou-se diretor administrativo do Instituto de Prevenção ao Câncer. Voltou para a Secretaria e trabalhou no enfrentamento à violência contra crianças, anets de retornar ao Instituto de Prevenção ao Câncer. Em 2008, voltou novamente à Secretaria como coordenador administrativo-financeiro, em seguida, coordenador administrativo, cargo que desenvolve atualmente.

Josineide Magalhães Souza – Josi, como é conhecida, entrou na SPS aos 18 anos, quando a Secretaria ainda se chamada Funsesce (Fundação dos Serviços Sociais). Em 1985, iniciou sua atuação como datilógrafa, em seguida, assessorou secretários, foi cedida à SDU (hoje Seinfra e Cidades) e trabalhou como assessora parlamentar. Retornou à STDS, onde assessorou os secretários Artur Bruno, Fátima Catunda, Evandro Leitão, Josbertini Clementino e Francisco Ibiapina.

Pedro José Alves Capibaribe – Geógrafo por formação, foi admitido em 1º de maio de 1980, no Programa de Assistência às Favelas da Região Metropolitana de Fortaleza. Trabalhou nas Secretarias da Agricultura, do Turismo e das Cidades. De volta à SPS, foi técnico da Coordenadoria da Promoção do Trabalho e Renda, presidente da Comissão de Avaliação do contrato de gestão do SINE/IDT e técnico da Coordenadoria de Inclusão Produtiva.

Robson de Oliveira Veras – Economista por formação, foi admitido em 1º de junho de 1985. Foi gerente da Ceart; diretor do Departamento de Atividades Produtivas; coordenador do Plano Estadual de Qualificação Profissional, do Programa Ceará Empreendedor, do SINE e da Promoção do Trabalho e Renda. Passou pelas secretarias de Desenvolvimento Agrário, e do Esporte, além do Pronaf. Atualmente é orientador da Célula de Inclusão Produtiva da SPS.

Elba Carneiro Falcão de Almeida – Com formação acadêmica em Economia, ingressou no Estado em 28 de abril de 1982, sendo admitida pela SPS, em 1º de maio de 1992. Exerce, atualmente, o cargo de Assessora Técnica da Comissão Intergestora Bipartite – CIB.