SPS promove atividades pelos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

27 de novembro de 2019 - 11:38

Grandes e urgentes desafios da sociedade para os próximos anos, o combate à violência contra mulheres e a erradicação das desigualdades de gênero figuram entre os “17 objetivos para transformar nosso mundo” da Agenda 2030 da ONU, ação global para o desenvolvimento sustentável do planeta. O Brasil é o 5º país no mundo, em um grupo de 83, em que se matam mais mulheres, segundo o Mapa da Violência de 2015, organizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Entre 2003 e 2013, o número de mulheres mortas em condições violentas passou de 3.937 para 4.762, uma média de 13 feminicídios por dia, gerando um aumento de 21% na década. O índice foi ainda pior para as mulheres negras: os homicídios, nesse caso, aumentaram 54,2% no mesmo período, passando de 1.864 para 2.875 vítimas.

Uma das estratégias para abordar essa temática é a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, versão brasileira para a ação global “16 Dias de Ativismo”, iniciada no último dia 20 de novembro e que se encerra em 10 de dezembro, “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

No Ceará, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, vem desenvolvendo uma programação que envolve rodas de conversa, debates, apresentações culturais e prestação de serviços na Capital e em municípios do interior. “Além de políticas públicas para impedir e prevenir a violência, o enfrentamento desse problema também passa por ações conjuntas para a conscientização da sociedade. Então estamos junto da população, através de uma programação diversificada, promovendo diálogos e discutindo a respeito de práticas violentas. Entendemos que é necessário pensar coletivamente em soluções para esses problemas”, destaca a secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar.

Nesta segunda-feira (25), a Casa da Mulher Brasileira foi palco de uma série de atividades que teve início com a palestra “Gênero e Interseccionalidade”, com a coordenadora de Políticas para Igualdade Racial da SPS, Zelma Madeira, e da assistente social Tereza Cristina, do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência da Uece. O debate teve como moderadora a advogada e presidente da OAB Mulher, Cristiane Leitão. À tarde foram realizadas oficinas e rodas de conversas.

Programação
Marcada por atividades que integram diversas políticas públicas, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” traz, nesta quarta-feira (27), a partir das 14h, o Café Inclusivo: Mulheres com Deficiência e Participação Social e Política, mais um espaço de conversa e troca de ideias realizado na Casa da Mulher Brasileira. Já na quinta-feira (28), o Percurso da Memória, passeio pedagógico por caminhos e locais de violência, torturas e prisões sofridas por cidadãos cearenses nos 21 anos da Ditadura Militar no Brasil, terá início às 13h, saindo da Escola Castelo Branco rumo ao Centro.

Em dezembro, o município de Limoeiro do Norte recebe o Seminário Educação em Direitos Humanos. Na Capital, haverá a exibição do documentário “Precisamos falar com os homens” seguida de debate sobre a temática do Dia do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a mulher, na Assembleia Legislativa do Ceará. Além disso, a Praça do Ferreira receberá mutirão de prestação de serviços, apresentações culturais e divulgação de políticas públicas e dos serviços disponíveis nas secretarias e coordenadorias.