Casa da Mulher Brasileira implanta sistema para facilitar atendimento remoto

2 de junho de 2020 - 16:29

A Casa da Mulher Brasileira passou a contar com o SIGA-ME, serviço que direciona as ligações dos telefones fixos dos diversos espaços da Casa para as profissionais que estão trabalhando remotamente, atendendo às medidas de enfrentamento ao coronavírus. O equipamento, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), reúne Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza; Juizado da Violência Domestica e Familiar Contra a Mulher; Ministério Público; Defensoria Pública; Prefeitura de Fortaleza, com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher Francisca Clotilde e Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher.

“Adotamos este novo serviço para facilitar as denúncias e dizer às mulheres cearenses que nós não permitiremos que elas sejam silenciadas e oprimidas. A rede de apoio e proteção segue atuante pela vida de cada uma delas e todo nosso trabalho tem sido na perspectiva de fortalecer essa rede e combater a violência física e psicológica”, frisa a secretária-executiva de Políticas para Mulheres da SPS, Denise Aguiar, que lembra que a Casa segue com atendimento presencial, 24 horas por dia, com a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza. Todos os demais órgãos que funcionam dentro da Casa estão com atendimento remoto.

A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto, explica que todos os números de atendimento da Casa foram divulgados e agora as ligações caem diretamente nas atendentes dos órgãos. “A população já tem conhecimento dos números da Casa da Mulher Brasileira. Algumas que já estão em atendimento também já têm conhecimento dos números para onde ligar. Além disso, às vezes, há mais facilidade em ligar par ao telefone fixo”, pontua Daciane.

Também é possível denunciar por meio de boletim eletrônico. O B.O. pode ser registrado no site: www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo. O atendimento psicossocial está sendo realizado presencialmente nos casos indicados pela DDM e com as mulheres que estão em situação de abrigamento.

Onde buscar ajuda
Os setores funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h