SPS entrega EPIs para quase mil idosos de casas abrigo

19 de junho de 2020 - 18:21

Para reforçar a proteção e os cuidados com idosos que vivem em instituições de longa permanência, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entrega mais de 226 mil itens de equipamentos de proteção individual (EPIs) para 28 casas abrigo, contemplando 923 idosos da Capital e de outros onze municípios cearenses. Nesta segunda-feira (22), o Lar Torres de Melo e a Associação Casa de Abrigo ao Idoso Tres Irmãs recebem as doações, às 10h, na sede da SPS.

Máscaras, luvas, álcool em gel e aventais descartáveis foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual do Idoso do Ceará (Feice), que recebe doações de parcelas do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas.A titular da SPS, Socorro França, observa que a aquisição dos equipamentos só foi possível com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Ceará (Cedi).

“O CEDI foi um grande parceiro que cedeu os recursos do Fundo e discutiu conosco a melhor forma de chegar ao máximo de idosos possível”, destaca Socorro França. Segundo ela, durante a semana, as instituições selecionadas de Fortaleza receberão o material. “Estamos organizando a distribuição para chegar ao interior o mais rápido possível. Sabemos que nesse momento, será um grande reforço a essas instituições”, aponta ela.

“Elaboramos edital e cuidamos do processo de seleção e credenciamento das instituições. O edital foi destinado para instituições públicas e filantrópicas e nós conseguimos atender um número grande de idosos não apenas na Capital, mas também no interior e de forma bem transparente”, destaca a gestora da  Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (Copid) da SPS, Vyna Leite. E complementa: “É importante ressaltar que a divisão dos materiais foi feita a partir do número de idosos que cada umas das instituições atendem”. Foram contemplados os municípios de Fortaleza, Maranguape, Juazeiro do Norte, Groaíras, Sobral, Quixeramobim, Crato, Horizonte, Russas, Caucaia, Guaraciaba e Crateús.

Para o presidente do Cedi, Raphael Castelo Branco, a iniciativa só foi possível a partir das ações de fortalecimento dos conselhos municipais, o que possibilitou uma maior visibilidade para a pauta do envelhecimento em todo o estado. “Ano passado nós tivemos a maior arrecadação de imposto de renda para o Fundo Estadual do Idoso do Ceará, e esse recurso agora está sendo extremamente útil para a proteção não só dos nossos idosos como também dos profissionais que atuam cuidando deste público”, completa Raphael.