Casa da Mulher Brasileira: 61.500 atendimentos em dois anos de operação

22 de junho de 2020 - 16:07

Referência nacional na assistência a mulheres em situação de violência, a Casa da Mulher Brasileira chega aos dois anos de atividades, no próximo dia 23, registrando 61.507 atendimentos iniciais e de retorno. Isso significa uma média de 66,18 atendimentos por dia. Só neste ano, 8.755 mulheres buscaram os serviços da Casa. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o equipamento acolhe e oferece novas perspectivas a mulheres agredidas física ou moralmente, dando suporte humanizado e capacitação profissional, com foco no empoderamento feminino.

A coordenadora da Casa, Daciane Barreto, e a secretária-executiva de Política para Mulheres, Denise Aguiar, conversam sobre os dois anos de atuação da Casa, nesta terça, às 18h, no instagram @direitoshumanosce.

Para a coordenadora da CMB, Daciane Barreto, o número de atendimentos e retornos denotam tanto que o machismo estrutural ainda é dominante na sociedade patriarcal brasileira como mostram que as mulheres estão se sentindo encorajadas a denunciar seus agressores. Ela credita esse encorajamento também ao trabalho desenvolvido pela CMB e às políticas públicas para as mulheres mulher. “Nenhuma denúncia fica sem retorno. Todas as mulheres que nos procuram são atendidas e os casos encaminhados às instâncias devidas, de acordo com as diretrizes da Lei Maria da Penha”, destaca Daciane Barreto.

A secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar, observa que há uma confiança das mulheres no atendimento da Casa e credita isso à dinâmica de trabalho integrado da CMB. O equipamento opera em rede, concentrando, em um único lugar, os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e Juizado Especial, além do atendimento psicossocial dos centros de referência estadual e municipal. “Essa parceria tem sido essencial para o fortalecimento da Casa, mas sobretudo para a confiança das mulheres”, ressalta. A CMB dispõe também de uma brinquedoteca para as crianças, filhos e filhas das mulheres em atendimento na Casa.

A titular da SPS, Socorro França, ressalta ainda que a Casa teve o convênio com o Governo Federal prorrogado até dezembro de 2020. “Tivemos um desempenho técnico e resultados que cumpriram o esperado para esses equipamentos. Com isso, conseguimos ampliar o prazo que, inicialmente, se encerrava em abril deste ano para dezembro”, observa.

Com atividades presenciais provisoriamente suspensas, devido ao distanciamento social decorrente da pandemia do coronavírus, a Casa da Mulher Brasileira continua a atender as mulheres remotamente. As linhas telefônicas da Casa ganharam a tecnologia Siga-me, o que permite que as ligações feitas para a Casa sejam direcionadas para os telefones celulares das equipes. Nos meses de abril e maio últimos, a CMB registrou e deu encaminhamento a 2.052 denúncias recebidas por meio do Siga-me. “Nossos serviços e canais de atendimento estão acessíveis para todas e todos. O atendimento da Casa não cessa”, reforça Daciane Barreto.

Os telefones para informações e denúncias são:
– Administrativo Casa da Mulher Brasileira (85) 3108.2992 / 3108.2931;
– Centro de Referência e Atendimento à Mulher Francisca Clotilde (85) 3108. 2965;
– Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (85) 3108.2966;
– Defensoria Pública do Ceará (85) 3108.2986;
– Ministério Público do Ceará (85) 3108. 2940 / 3108.2941;
– Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (85) 3108.2971;
– Atendimento: plantão 24h, sete dias por semana, Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (85) 3108.2950