Governo do Ceará inicia entrega de 5 milhões de máscaras; 31 municípios serão contemplados até sexta-feira

24 de junho de 2020 - 15:02

Mais de 130 mil famílias de 31 municípios cearenses receberão, a partir desta semana, kits de máscaras de pano para reforçar as ações de prevenção ao coronavírus. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) entregará os 133.700 kits com cinco máscaras cada aos prefeitos dessas cidades que distribuirão os produtos a famílias inscritas no CadÚnico. A entrega, na SPS, acontecerá na quinta e sexta. Serão contemplados os 13 municípios do litoral norte e os 18 do sertão de Sobral. Ao todo, serão entregues 668.500 máscaras.

As máscaras fazem parte de uma aquisição feita pelo Governo do Ceará de cinco milhões de máscaras de pano reutilizáveis. A ação é uma parceria entre Casa Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e, agora, SPS.

A entrega acontecerá aos poucos, à medida que os produtos forem finalizados pelas oito empresas do setor têxtil que aderiram ao edital de chamamento público para confecção dos itens de proteção. A titular da SPS, Socorro França, explica que, neste primeiro momento, foram priorizados municípios de uma região onde os números da doença têm aumentado. “Essa primeira entrega contemplará municípios que têm muitas famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos contactando os prefeitos e pedindo a parceria das gestões municipais para a entrega e conscientização dessas pessoas quanto à importância no uso das máscaras”, observa Socorro.

Segundo as recomendações de saúde, o uso da máscara, associado a outras medidas de prevenção, como o distanciamento social e a higienização das mãos, pode ser ainda mais eficaz para evitar a transmissão da Covid-19.

Ao seguir as recomendações das autoridades de saúde, o risco de contaminação pelo novo coronavírus diminui bastante. Quando duas pessoas estão próximas e conversam sem máscara, por exemplo, as chances de contágio são maiores, caso uma delas esteja contaminada. Se ambas estiverem protegidas e respeitando a distância mínima de dois metros, a possibilidade de infecção cai consideravelmente.