Nota Oficial – Apoio às mulheres do movimento #Exposed

26 de junho de 2020 - 14:40

A Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres vem se solidarizar e demonstrar seu apoio às mulheres jovens e estudantes que tiveram fotos íntimas expostas em grupos nas redes sociais, e posteriormente foram ridicularizadas e ameaçadas por seus expositores. Com a revelação desses casos, surgiram as hashtags #exposedfortal e #exposedsobral.

Não é de hoje que os corpos femininos, especialmente os mais jovens, são compreendidos como objeto para a cobiça e a posse do gênero masculino. É preciso romper com essa estrutura machista, que fortalece a cultura do assédio e do estupro sobre os corpos das mulheres, principalmente das meninas, das adolescentes, das negras e das mulheres transexuais.

No começo deste mês, tivemos uma situação semelhante, porém não apenas com jovens e estudantes, mas com mulheres adultas que estavam ou estiveram em situação de violência doméstica e que criaram o movimento #exposedcariri. Na ocasião, também nos solidarizamos e oferecemos apoio institucional às vítimas.

Ressaltamos que o Estado do Ceará, apesar da pandemia, mantém, por atendimento remoto, a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, que está à disposição para acolhê-las e orientá-las, bem como as denúncias desses casos. Recomendamos às famílias das jovens estudantes cujas idades forem até 17 anos de idade, que busquem acolhimento e formalizem a denúncia junto à Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (DCECA). A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social disponibilizou a Delegacia Eletrônica do Ceará (ver link abaixo), para identificar tanto novas vítimas como novos envolvidos.

Enfatizamos que, se houver vítimas maiores de idade – acima de 18 anos, estas podem procurar, em Fortaleza, a Casa da Mulher Brasileira do Ceará, por meio do Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde (CRMFC) e do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (CERAM), cujas equipes são qualificadas para acolhê-las e acompanhá-las. Em Sobral, o Centro de Referência da Mulher Ana Soraia Galdino e a Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral também reúnem qualificação nesses atendimentos.

Por fim, pedimos aos pais e/ou responsáveis pelas meninas e adolescentes envolvidas, às famílias e às redes de amigas e amigos, que NÃO CULPEM AS VÍTIMAS. Nesse momento, é preciso entender que elas precisam de apoio incondicional das pessoas que as cercam. Para responsabilizar os verdadeiros culpados, é preciso dar voz para essas vítimas, considerá-las enquanto pessoas e não tentar silenciá-las.

Estamos acompanhando os órgãos competentes em suas providências sobre o caso, evitando que não haja mais exposição às vítimas. É dever do Estado garantir o acolhimento dos mais vulneráveis e o acesso à Justiça. Portanto, nenhuma mulher que buscar apoio será desamparada.

 

Denise Aguiar
Secretária Executiva de Políticas para as Mulheres

> DELEGACIA ELETRÔNICA DO CEARÁ
LINK: bit.ly/3fOFFJh

SOBRAL:

> CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER ANA SORAIA SILVA GALDINO – SOBRAL
Telefone: (88) 99654.9215.
E-mail: ivinaalves@sobral.ce.gov.br
Av. Lúcia Sabóia, 215. Centro. Sobral – CE.

> DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DE SOBRAL
Telefones: (88) 3677.4282
E-mail: ddmsobral@gmail.com
Av. Lúcia Sabóia, 358. Próximo ao INSS.

FORTALEZA:

> DELEGACIA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (DCECA)
Telefones: (85) 3101.2044.
E-mail: dceca@policiacivil.ce.gov.br
Rua Soares Bulção, s/n. Bairro São Gerardo.
> CASA DA MULHER BRASILEIRA DO CEARÁ
Telefones: (85) 3108.2931 / 2992.
E-mail: casamulherbrasileira@gmail.com
Rua Teles de Sousa com Rua Tabuleiro do Norte, sem número. Bairro Couto Fernandes.

> CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER FRANCISCA CLOTILDE – CRMFC
Telefone: (85) 3108.2965.
E-mail: crmulherfranciscaclotilde@gmail.com
Funciona na Casa da Mulher Brasileira do Ceará.

> CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA E APOIO À MULHER – CERAM
Telefone: (85) 3108.2966.
E-mail: ceram@sps.ce.gov.br
Funciona na Casa da Mulher Brasileira do Ceará.

> DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DE FORTALEZA
Telefones: (85) 3108.2950.
E-mail: ddmfortaleza@policiacivil.ce.gov.br
Funciona na Casa da Mulher Brasileira do Ceará.