Casa da Mulher Brasileira realiza capacitação com a rede de enfrentamento à violência de gênero

13 de agosto de 2020 - 10:14

A Secretaria da Proteção Social Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Casa da Mulher Brasileira, realiza o curso de capacitação para a rede de acolhimento e enfrentamento à violência de gênero. A abertura do curso acontece nesta segunda-feira (17), das 14h às 17h, com apresentação da titular da SPS, Socorro França, da secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar e da coordenadora da CMB, Daciane Barreto.

Para a titular da SPS, Socorro França, a oficialização da casa de passagem é algo de impacto direto na vida das mulheres que ainda não romperam o ciclo da violência. “A casa de passagem é um abrigamento para mulheres e seus filhos, quando necessário, em risco iminente de morte. É um serviço que ajuda a salvar vidas. Com ela, a Casa da Mulher oferta seus serviços na integralidade”, pontua.

A secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar, fala sobre o novo serviço.“Este alojamento é mais uma inovação de serviço da Casa da Mulher Brasileira. É de suma importância capacitar os profissionais da rede de enfrentamento à violência para fortalecermos as políticas públicas e darmos melhor andamento às demandas que chegam à casa. Com uma triagem bem executada e um encaminhamento adequado, estamos ajudando a transformar a vida de mulheres que nos procuram”, destaca.

A programação de aulas acontece entre os dias 17 e 28 de agosto, às segundas, quartas e sextas, em encontros on-line. As palestras terão a duração de três horas e sempre nos horários das 14 às 17h. Ao final do curso, os alunos receberão certificados de 20horas/aulas.

Alguns temas serão discutidos durante o período de qualificação. A aula inaugural será ministrada pela assistente social e professora da UECE, Tereza Esmeraldo, falando sobre violências de gênero.

Para a coordenadora da CMB, Daciane Barreto, a capacitação visa dar continuidade ao atendimento de excelência e humanizado que o espaço já desenvolve. “A expectativa é de que será um evento muito enriquecedor, porque faz com que a rede venha conhecer de forma mais aprofundada o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira. Estamos contando com uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos para tratar desse momento com muita propriedade”, explica.

Programação:
Aula Inaugural – 17/08 (Segunda-feira),das 14h às17
“ Violências de Gênero”, com a professora Teresa Esmeraldo (UECE)

Aula 02 – 19/08
“Legislações da violência contra nós mulheres”
Dra. Rena Moura – Diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE)
Dra. Danielle Mendonça – Delegada Titular da DDM/Fortaleza

Aula 03 – 21/08
“Protocolos e diretrizes da Casa da Mulher Brasileira”
Daciane Barreto – Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará
Gabriela Freitas – Psicóloga /Assistente administrativa da SPS

Aula 04 – 24/08
“Fluxo da rede de atendimento para a Casa da Mulher Brasileira e abrigamento”.
Mayara Viana – Psicóloga/ Assistente técnica da CMB-CE
Eveline Rocha – Assistente Social/ Assistente administrativa da SPS

Aula 05 – 26/08
“Fluxo Interno da CMB para o alojamento de passagem”
Greice Lopes Bernardo – Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde
Marta Lacerda – Coordenadora do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher
Mayara Viana – Psicóloga/ Assistente técnica da CMB-CE

Aula 06 – 28/08
Fluxo Interno da CMB para as casas de abrigo
Jaqueline Maia Pinheiro – Assistente Social e Ex-Coordenadora da Casa Abrigo Casa do Caminho
Paula Denise Mourão Rocha – Coordenadora da Casa Abrigo Margarida Alves
Mayara Viana – Psicóloga/ Assistente técnica da CMB-CE