Plano de Ação de Desenvolvimento Humano apresenta primeiras conquistas

15 de dezembro de 2020 - 15:51

Aprimorar as condições de gerenciamento dos Recursos Humanos visando ao desenvolvimento ocupacional e pessoal dos colaboradores e a melhoria na qualidade, eficiência e presteza dos serviços ofertados à população são alguns dos objetivos do plano de ação de desenvolvimento humano, em implementação na Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Instituída há um ano, o plano vem sendo planejado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) e já mostra avanços no modelo administrativo da Pasta. “Temos a ciência de quão importante é cuidarmos e investirmos no capital humano. Na SPS, contamos com um excelente quadro de colaboradores, extremamente compromissado com as causas sociais do Estado, com o bem-estar das pessoas e com a missão de servir ao público. O que queremos”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

O primeiro passo, lembra a titular da Codins, Marcele Arruda, foi o desenvolvimento de um Plano de Ação de Desenvolvimento Humano. Ela explica que promover a capacitação e valorização da equipe e adequar as competências individuais às competências institucionais, em um órgão com as dimensões da SPS, exige muito planejamento, compromisso e determinação.

“Diversas ações vêm sendo realizadas a partir da padronização de métodos e práticas essenciais de suporte à administração de Recursos Humanos”, destaca Marcele Arruda. Ela elenca: “melhoria das instalações físicas com reformas e adequação dos espaços internos e externos; aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional; e, sobretudo, a atenção às práticas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus”.

O secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo, chama atenção para as medidas de enfrentamento ao coronavírus. “Implantamos o Núcleo de Atendimento Psicossocial e organizamos um plano de ação, com aferição de temperatura, instalação de álcool em gel, distribuição de máscaras de tecido e sinalização das instalações. Além disso, temos realizado procedimentos preventivos de saúde, com aplicação de mais de 2.200 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19”, enumera.

“A implantação do Plano de Ação de Desenvolvimento Humano na SPS superou nossas expectativas e tem alcançado resultados bastante positivos, além de ter sido muito bem acolhido pelos servidores e colaboradores. Todos demonstraram muita satisfação com o desenvolvimento do projeto”, avalia a coordenadora de Gestão de Pessoas da SPS, Socorro Neves. Além do processo de capacitação e qualificação, ela destacou a criação de canais de comunicação direta com os representantes das áreas da SPS, “o que permitiu a interação mais fácil e ágil entre servidores, terceirizados e colaboradores”.

Promoção de atividades socioculturais; instalação de uma “sala de descompressão”, para relaxamento de tensão do trabalho e revigoramento físico; implantação do Programa de Alimentação Saudável e realização de campanhas de melhoria no atendimento ao cidadão são algumas das ações ainda previstas no Plano de Ação de Desenvolvimento Humano.