SPS reúne prefeitas e vice-prefeitas em prol das mulheres cearenses

11 de março de 2021 - 16:35

Em mais uma ação alusiva às celebrações do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) reuniu, na tarde desta quarta-feira (10), prefeitas e vice-prefeitas do Ceará para apresentar as políticas públicas desenvolvidas pela Pasta e de promoção do protagonismo da mulher. O grupo foi recepcionado pela titular da SPS, Socorro França, e pela secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar.

“Nós, mulheres, precisamos ter um olhar diferenciado à frente das políticas públicas sociais e para as mulheres, diante do machismo estrutural e histórico que ainda se impõe”, desafia Socorro França. Ao fazer um breve balanço dos avanços e conquistas de espaços da mulher na vida pública cearense, ela defendeu a presença da mulher na política e parabenizou pelo os municípios pelo enfrentamento ao machismo e em defesa do empoderamento feminino.

A titular da SPS destacou o andamento das obras e projetos de implantação das unidades da Casa da Mulher Cearense nos municípios de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá e pediu o engajamento e a união de todas e todos, prefeitas e prefeitos, no fortalecimento das políticas para as mulheres no Estado. “O que buscamos é equidade, é igualdade de gênero. Essa é nossa luta”, declarou Socorro França.

A secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar, ressaltou os 80 mil atendimentos realizados pela Casa da Mulher Brasileira a mulheres em situação de violência e destacou as ações da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que percorre comunidades e distritos de todo o Estado, levando atendimento psicológico, jurídico e social às mulheres.

A secretária aproveitou o encontro para convidar todas as mulheres a participarem da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. “Se nossas lutas são antigas, as políticas públicas ainda são novas e queremos discuti-las mais com os municípios”, frisou Denise Aguiar. “Estamos juntas. O Estado está junto, falando de mulher para mulher. Esse é o nosso foco, é o nosso compromisso”, acrescentou.

A importância da participação na luta coletiva em defesa da mulher foi referendada por várias gestoras e técnicas participantes do encontro virtual. “Muito importante e oportuno o trabalho da Unidade Móvel, em Beberibe, sobretudo nas áreas rurais, mais distantes da sede, levando palestras e rodas de conversas às mulheres”, declarou a prefeita de Beberibe, Michele Corielo.

“Nossa participação na Conferência Estadual da Mulher já está agendada. Precisamos plantar mais, ensinar mais amor e respeito à mulher para a sociedade”, também confirmou a vice-prefeita de Tauá, nos Inhamuns, Fátima Veloso. “Essa conferência será mais uma oportunidade para ampliarmos as políticas públicas de enfrentamento à violência e de empoderamento da mulher cearense”, acrescentou.