Política sobre Drogas: Novo ciclo de cursos fortalece rede de atenção aos usuários
7 de maio de 2021 - 12:26
Com 440 agentes sociais capacitados em políticas públicas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, nos últimos seis meses, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) inicia novo ciclo de qualificações e promove mais três cursos de agentes sociais e fortalecimento da rede de apoio e atenção integrada à saúde mental de usuários.
O anúncio das novas capacitações foi feito nesta quinta-feira, 6/5, pela titular da SPS, Socorro França, e pela secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques. “O uso de drogas e a saúde mental são temas que tratam da vida, que perpassam e que preocupam a todos nós. Devem ser tratados, abertamente, com nossos jovens e com todos, sem os tabus do passado”, destacou Socorro França.
As formações se destinam a profissionais da saúde, assistência social, educação, segurança pública, líderes comunitários, conselheiros estaduais e municipais e demais interessados. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 14 de maio, pelo site www.sps.ce.gov.br. As aulas serão à distância, pela plataforma Moodle.
Socorro França lembra que o Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a promover a reforma psiquiátrica no País, e que está na vanguarda desse processo. “Saúde mental, hoje, é uma política pública, tratada de forma integral, intersetorial, com sentimento humanitário e progressista; e com base nos princípios fundamentais da vida, como a liberdade, autonomia, ética, cidadania e diversidade”, acrescentou, ressaltando a importância da capacitação de novos agentes sociais na temática.
A secretária Rachel Marques destacou o fortalecimento da rede intersetorial de cuidados às pessoas envolvidas com consumo de álcool e outras drogas. “Uma rede qualificada e integrada é que nos permite adotar os cuidados efetivos aos usuários”, destacou, ao apresentar os conteúdos dos novos cursos, os eixos de ação e as políticas públicas desenvolvidas pela SPS.
“A intersetorialidade é o caminho para os cuidados efetivos da saúde mental. Esses cursos são, para nós, muito importantes, para fortalecermos a rede de atenção, uma rede que precisa ser tecida com políticas públicas bem definidas”, acrescentou o psiquiatra e coordenador de Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Saúde do Estado, Davi Queiroz.
A nova temporada traz um curso específico sobre a Rede de Atenção e Integralidade do Cuidado na Política sobre Drogas, e a terceira edição da Capacitação para Conselheiros Estaduais e municipais, além de formação sobre Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas, para pessoas atuantes em atividades de orientação à população e precaução sobre os riscos do consumo recorrente.
Os novos cursos abordarão diversas temáticas e estarão disponíveis, na íntegra, já a partir da inscrição. “A carga horária é de 40 horas, podendo o participante organizar, fazer a gestão do tempo e definir o próprio ritmo de estudos, conforme as unidades. Mas só poderá seguir para outro tema, se concluir a atividade avaliativa da unidade anterior”, orientou Raquel Marques.