SPS conquista nota acima da média e fica em segundo lugar no Acordo de Resultados da Gestão Pública em 2020

31 de maio de 2021 - 08:18

A Secretaria da Proteção Social, justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) conquistou média 9,17 no desempenho do Acordo de Resultados (AR), da gestão pública estadual. A pontuação aferiu grau Excelente de realização e assegurou à SPS, a segunda colocação entre as 16 secretarias estaduais. O ranking médio do Acordo de Resultados foi 8,24.

 

O Acordo de Resultados é um instrumento do Governo do Ceará que avalia o dinamismo das secretarias estaduais na execução de projetos estratégicos, resultados alcançados, disposição e aplicação dos recursos financeiros e monitoramento das ações empreendidas, com base no modelo de Gestão por Resultados. A coordenação desse processo gerencial é feita pela Secretaria do Planejamento e Gestão.

“Alcançar o grau de excelência na gestão pública, sobretudo nesse momento tão difícil de pandemia, nos enche de orgulho e aumenta nossa responsabilidade. É uma conquista de todos nós, resultado do esforço, dedicação e compromisso de gestores, técnicos e colaboradores da SPS”, comemora a titular da SPS, Socorro França.

Conforme o Acordo de Resultados, a SPS ficou em 1º lugar no pilar desempenho de entregas, com 33 equipamentos e serviços ofertados à população mais vulnerável do Estado; e em 3ª colocação, na execução dos 22 indicadores de políticas públicas sociais desenvolvidas pela Pasta, entre todas as secretarias.

“Esse resultado é de grande importância social para o Ceará, tendo em vista a dimensão da pasta e os desafios da Secretaria na gestão de projetos e programas sociais, distribuídos em 14 políticas públicas, todas destinadas às camadas sociais mais vulneráveis, dedicadas a quem mais precisa”, acrescenta a secretária.

O Coordenador de Planejamento da SPS, Sebastião Araújo, ressalta que o maior Acordo de Resultados do Estado, em 2020, considerando a quantidade de indicadores programáticos e o número de entregas à sociedade foi da SPS. “Isso traduz o compromisso da gestão e das equipes técnicas em ofertar serviços públicos de qualidade, à população cearense”, destaca Araújo. No ano anterior, a SPS ocupou a oitava colocação.
A SPS desenvolve, monitora e executa 14 políticas públicas, voltadas para uma diversidade enorme de segmentos.