Cepid retornou aulas presenciais para jovens e adultos com deficiência

2 de julho de 2021 - 12:20

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Tatiana Fortes

Iasmin Monteiro (19) e Cid Regis (21) encontraram no Centro de profissionalização para a Pessoa com Deficiência (Cepid) uma segunda casa, um espaço para desenvolver sua autonomia sem medos. O equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) retomou, no último mês de junho, os atendimentos presenciais tanto para o público da Barra do Ceará, onde fica localizado, quanto de bairros mais distantes ou mesmo da Região Metropolitana de Fortaleza. Neste primeiro semestre de 2021, o Cepid atendeu direta e indiretamente, um público de 2.146 pessoas, que além do acesso aos cursos de capacitação e esportes, também foram encaminhadas para o mercado de trabalho.

Cid Regis (21) parece dançar na água. Entre um nado e outro, o jovem magrinho e de sorriso fácil faz sua coreografia com os nados que aprendeu nesses quatro anos em que frequenta as aulas de natação do Cepid. Nas duas vezes por semana que vai às aulas, ele não abre mão de pedalar de sua casa até o Centro. A paralisia cerebral dificulta a fala, mas Cid é determinado e explica com precisão que o nado costas é o seu estilo predileto. Na água, ele domina cada movimento do seu corpo e mostra que a deficiência não define quem ele é.

“O Cepid é muito mais que um espaço de lazer e capacitação, nós somos realmente uma segunda casa para os nossos alunos, que aqui aprendem a desenvolver sua autonomia e se capacitam para o mercado de trabalho, seja nos cursos profissionalizantes ou no esporte”, destaca a coordenadora do Cepid, Regina Tahim, que também lembra que o Centro está com vagas abertas para as turmas de paradesporto, nas modalidades de Basquete, Handebol, Tênis de Mesa, Natação e Tênis de quadra. Para se increver, basta ir até o Cepid, que fica na Avenida Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará.

“Este semestre, nós disponibilizamos diversos cursos para os nossos alunos, estamos encerrando este mês a capacitação das turmas dos cursos de Cabeleireiro e Planejamento e Gestão Financeira e seguimos na busca pelas melhores oportunidades para o nosso público”, ressalta Regina Tahim.

Esporte e inclusão
Iasmin Monteiro (19) vem de Maracanaú às segundas e quintas-feiras com a mãe para as aulas de natação do Cepid. Dona Rosângela cuida para que a filha não perca nenhuma aula. “Eu venho de longe porque sei o quanto a natação faz bem para o desenvolvimento motor da minha filha. Se ficar em casa, ela acaba passando muito tempo no celular, com quase nenhum movimento”, conta a mãe, que em pouco tempo já percebe evolução na coordenação motora e no humor de Iasmim, que tem deficiência intelectual.

“O Cepid é uma referência no atendimento às pessoas com deficiência, além das diversas modalidades paradesportistas, nosso público participa de competições estaduais, nacionais e internacionais. As equipes que treinam no Cepid já alcançaram êxitos em muitos campeonatos e vêm mostrando que são muito mais do que suas deficiências”, pontua a secretária titular da SPS, Socorro França.

Dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Ceará tem mais de 2 milhões de pessoas com deficiência. Neste contexto, o Cepid é um espaço essencial para garantir que este segmento da população tenha acesso à capacitação e ao lazer. Com turmas de capacitação e atividades desportivas, o espaço promove a inclusão recebendo pessoas com e sem deficiência.

SERVIÇO
Cepid: Avenida Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará Mais informações: 3101.2653 / 3101.2792
Email: centrodeprofissionalizacao@gmail.com