Cepid moderniza gráfica braille e amplia acessibilidade das pessoas com deficiência visual

18 de outubro de 2022 - 16:52 # # # #

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), modernizou equipamento para impressão em braille e ampliou os serviços de impressão de folders, panfletos, livros e até cardápios de bares e restaurantes, reduzindo as barreiras de acessibilidade das pessoas com deficiência visual. A gráfica imprime em papel A4 e A3, frente e verso, no formato A4 vertical e em forma de brochura, dos quatro lados.

A gráfica está disponível para atender a população com deficiência visual, bem como entidades públicas e privadas, hotéis, bares e restaurantes, mediante a doação do papel A4 40, como contrapartida pelos serviços de impressão. O equipamento é operado por dois profissionais deficientes visuais, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, durante o horário comercial. Arquivos podem ser enviados pelo e-mail: gráfica braille.cepid@gmail.com, em formato doc, pdf ou txt.

“Além de diminuir as barreiras de acessibilidade, a gráfica em braille facilita a interação do deficiente visual com a sociedade, permitindo-lhes ampliar conhecimentos e acessar informações culturais, esportivas, didáticas e de serviços, de forma mais fácil, justa e cidadã”, destaca a coordenadora do Cepid, Regina Tahim. O equipamento também será utilizado para capacitação de novos operadores em braille, ampliando a mão de obra disponível no mercado, para operar em outras empresas.

Cepid
Vinculado à SPS, o Cepid possibilita a integração das diferenças e busca potencializar a capacidade individual e de trabalho em equipe, a partir de ações voltadas à capacitação e profissionalização das pessoas com deficiência (PCD), além de viabilizar oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Serviço:
Endereço: Rua Sen. Robert Kennedy, 128 – Planalto Goiabeiras – Barra do Ceará. Telefone: (85) 3101-2723.