Parabéns à primeira-dama do Estado, professora Onélia Santana

25 de agosto de 2021 - 10:30

Desenvolver a criança para desenvolver a sociedade. Essa é a visão do programa Mais Infância Ceará, que hoje completa seis anos de implantação. São seis anos de uma mudança de visão que coloca a criança em pauta, no centro da elaboração de novas políticas públicas. Aqui parabenizo a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, uma mulher vocacionada a pensar no desenvolvimento infantil e a compreender que investir na criança é construir uma sociedade mais equânime, que tão assertivamente idealizou o programa.

Hoje, mais perto dessa pauta, vejo sua empolgação ao ver o caminhar desse programa e ao pensar em novos desdobramentos que aprimorem e ampliem essa política.

O programa Mais Infância Ceará estruturou-se em quatro pilares que dão conta de toda a primeira infância: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. Com esses quatro momentos, a atenção à criança começa ainda na gestação e passa pelo cuidado com a mortalidade materna e infantil, pelos fortalecimento dos laços familiares, pelo cuidar e pelo brincar. O trabalho voltado para essas quatro fases, iniciando-se ainda durante a gravidez, é capaz de interromper o ciclo da pobreza, diminuir a violência, prevenir problemas de saúde e promover o desempenho escolar. Ou seja, é contribuir para a sociedade mais justa, a partir do cuidado com a criança.

Dialogando com as legislações que tratam da infância, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o Marco Legal da Primeira Infância, o programa hoje é referência para outros estados. É o Ceará avançando na justiça social. Me alegro de compartilhar essa missão com o Governo do Ceará!

 

Maria do Perpétuo Socorro França Pinto

Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos