SPS reúne os 184 municípios cearenses para avaliar e planejar ações de desenvolvimento infantil

3 de dezembro de 2021 - 16:35 # # # # # # #

Secretários municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, representantes do Comitê Intersetorial da Primeira Infância, coordenadores e supervisores do Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz participam, nos próximos dias 6 a 9, do Seminário de Avaliação de 2021 e Planejamento de 2022 das ações do Programa, no Ceará.

A abertura conta com a presença da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e da representante da Secretaria Nacional da Primeira Infância, do Ministério da Cidadania, Luciana Miranda, às 9h, no Iate Plaza Hotel, em Fortaleza.

A titular da SPS destaca o significado do programa Primeira Infância no SUAS para atenção, integração e fortalecimento familiar, e para o futuro das crianças cearenses. “O Primeira Infância no Suas é um programa que se faz hoje, com visitas, orientações e ações direcionadas às famílias, com olhar focado na cidadania e na formação futura das crianças. Os municípios são parceiros essenciais nesse processo”, ressalta. De julho de 2017 a setembro de 2021, quase cinco milhões de famílias foram visitadas e mais de 146 mil pessoas beneficiadas.

As ações do Primeira Infância no Suas/Criança Feliz integram o programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

O seminário será dividido em dois blocos, com 92 municípios em cada encontro. Os objetivos são analisar as ações realizadas pelo Programa e discutir sobre os processos de construção dos planos municipais intersetoriais da primeira infância neste ano, bem como projetar as atividades e qualificar as ações para o próximo ano.

Nos primeiros dois dias, segunda e terça-feira, estarão reunidos representantes municipais dos sertões Central, de Sobral, de Canindé, de Cratéus e Inhamuns, Serra da Ibiapaba e Grande Fortaleza. Na quarta e quinta-feira, dias 8 e 9, participam representantes do Cariri, Centro-Sul, Vale do Jaguaribe, litorais Leste, Oeste e Norte, Vale do Curu e Maciço de Baturité.

Os trabalhos iniciam com o balanço do programa em 2021, seguido de avaliação e programação das ações, a partir de quatro temas: planejamento e execução das visitas, integração dos programas com os serviços socioassistenciais, educação permanente e planejamento de 2022.

O segundo dia de trabalho de cada grupo contará com palestra do secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, e da coordenadora do Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, abrindo o 4º Encontro Regional do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará, com os Comitês Municipais da Primeira Infância.

Serviço

Seminário de Avaliação de 2021 e Planejamento de 2022 das ações do Programa Primeira Infância no SUAS
Data da abertura: 6 de dezembro
Local: Iate Plaza Hotel – Av.: Beira Mar, 4753 (Mucuripe)