Espaços de convivência familiar, Cras oferecem serviços para diversos grupos e fortalecem os vínculos entre famílias e comunidade

8 de fevereiro de 2022 - 09:31 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Foto: Natinho Rodrigues


Nas salas de convivência do Cras Caponga, Mateus Alves (11) brinca e conversa com tanta naturalidade que mais parece estar em casa. Entre uma brincadeira e outra, ele olha atento para a mãe, que se emociona ao lembrar da rotina do filho antes do atendimento com as profissionais do equipamento. “O Mateus melhorou muito a comunicação dele depois que começamos a frequentar o Cras. Antes, ele não gostava de sair, brincar na rua com outras crianças. Aqui, com a ajuda da psicóloga e das assistentes sociais, ele aprendeu a interagir sem medos e hoje é o xodó dos amiguinhos do colégio e da turma da nossa rua”, conta Vanessa Alves (30), mãe do Mateus, que tem paralisia cerebral e frequenta há três anos o Cras Caponga.

Psicóloga do equipamento, Manuelena Evangelista, explica que os atendimentos realizados pelo Cras são muito importantes no desenvolvimento e fortalecimento de vínculos entre as famílias e a comunidade no entorno. “É muito gratificante para gente ver nossos pacientes descobrindo a força que eles têm, a história do Mateus é resultado desse trabalho que desenvolvemos entre as famílias e a comunidade. Eu tenho muito orgulho de ver ele se desenvolvendo e de ver a Vanessa também participando dos nossos grupos e nos dando esse feedback tão positivo sobre o nosso trabalho”, frisa a psicóloga.

Além dos serviços e dos grupos de convivência, o trabalho do Cras é desenvolvido com muitas parcerias, seja com a policlínica da cidade, o núcleo de arte e cultura ou as escolas. “O que a gente percebe é que muitas pessoas nos procuram porque precisam ser ouvidas. Precisam de ajuda e não sabem muitas vezes onde buscar. Então acabamos sendo esse ponto de apoio para a comunidade”, explica a coordenadora do equipamento, Fernanda Batista.

O Cras Caponga foi um dos equipamentos contemplados no Prêmio Referência Social e atende diversos territórios, dentre os quais: Manguinhos, Buritizal, Sítio São José e Águas Belas. “Nós atuamos com 17 grupos diferentes, entre crianças, idosos, mulheres, gestantes. E ainda realizamos oficinas, palestras e rodas de conversas com este público, sempre debatendo diversos assuntos”, destaca a coordenadora.

Fernanda explica que o serviço de convivência tem como objetivo ser desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas, no sentido de complementar o trabalho realizado no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). “No Cras Caponga, nós atendemos a grupos de diversas idades, o que enriquece muito o nosso trabalho. Ao tempo que atendemos uma mãe ou uma avó, atendemos também seus filhos e netos, realizando um trabalho que integra a família e fortalece os vínculos com a comunidade. Na pandemia nós não paramos de ofertar esses serviços nenhum dia. Adaptamos os atendimentos do presencial para o remoto, sempre na busca de manter os vínculos com as famílias, que atualmente já voltaram ao atendimento presencial”, lembra.

Maria Ivoneide (52) faz parte do grupo de idosas e sempre traz o neto, Enzo Gabriel (3), para participar das atividades voltadas para o público infantil. “Eu percebi que ele era muito quietinho e não interagia com outras crianças, daí tive a ideia de trazer ele comigo para as atividades que já fazia parte, só para me acompanhar. Ele acabou sendo inserido no grupo das crianças e hoje ele quem me pede para vir”, conta Maria Ivoneide, que faz atividades físicas no espaço, além de ser acompanhada pelas assistentes sociais da unidade.

Também contemplado no Prêmio de Referência Social, o Cras Caipú, localizado em Cariús, atua com nove grupos de diferentes idades e oferta seus serviços para 234 cearenses, um número que supera a meta de atendimento do equipamento. Francisco Roseno Perreira, coordenador da unidade, ressalta a importância dos serviços de convivência para o público atendido na unidade.

“Aqui nós contemplamos todas as faixas etárias e isso foi um processo que implementamos aos poucos, à medida que percebemos a importância de contemplar as famílias como um todo. Hoje ofertamos oficinas de violão, canto, esporte, realizamos visitas culturais, além de atuar com a busca ativa, que é crucial para trazer para mais perto da política da assistência social as famílias que vivem em circunstâncias de privação socioeconômica”, pontua Francisco Roseno.

Com a busca ativa os profissionais que atendem nos Cras podem localizar e incluir no Cadastro Único as famílias que vivem em localidades mais distantes. A busca ativa, além de ajudar a manter o CadÚnico atualizado, funciona como um guia para que as políticas de assistência social possam entender e tentar suprir as necessidades básicas da população.

Sobre o prêmio

O Prêmio Referência Social foi instituído pelo Governo do Ceará para incentivar o aprimoramento da oferta dos serviços, programas e benefícios de Proteção Social Básica. Entre os objetivos estão o fortalecimento dos sistemas de informação da política de assistência social; o estímulo ao trabalho social com as famílias; o fomento do acompanhamento das famílias contempladas com o Cartão Mais Infância; e a promoção da equidade de gênero e o enfrentamento à violência doméstica e familiar.