Prefeituras cearenses já estão recebendo os tíquetes do Vale Gás Social

15 de março de 2022 - 12:05 # # # #

Mais de 209 mil cearenses receberão, neste mês, a primeira remessa do Vale Gás Social de 2022. O benefício começou a ser entregue, nesta terça-feira (14), e 78 municípios já receberam seus tíquetes. As entregas acontecem até as 16h desta quarta-feira, na sede da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) – rua Soriano Albuquerque, 230.

Neuri Costa, coordenadora do Cras Tia Maria Janica, de Irauçuba, chegou cedo à sede da Secretaria. “Nós temos uma demanda no nosso município porque o gás hoje está muito caro, imagine para famílias que já estão em situação de vulnerabilidade social”, conta. “Quando fazemos a entrega do Vale Gás, nós vemos a alegria no semblante das pessoas, a felicidade por ter acesso a uma política pública, a dignidade. Então é muito significativo para elas e para a gente, estar ajudando de alguma forma”, celebra.

Criado pelo Governo do Ceará no início da pandemia de coronavírus, o Vale Gás Social é agora política pública permanente. O benefício é executado pela SPS e contempla famílias em situação de vulnerabilidade social com a recarga gratuita do botijão de gás três vezes por ano. Cada tíquete dá direito a uma recarga no botijão para famílias do Cartão Mais Infância, beneficiários do Auxilio Brasil com renda per capita igual ou inferior a R$ 150 e famílias de jovens inscritos no programa Virando o Jogo.

“A política de distribuição do Vale Gás é fundamental para contribuir com a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. O dinheiro economizado com o botijão já serve para que as mães comprem mais comida para seus filhos ou mesmo deixem de voltar ao fogão a lenha”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

“É uma política muito importante, um benefício que chega em um momento crucial, onde estamos vivendo também as consequências econômicas da pandemia. Então, vai ajudar essas famílias mais vulneráveis a ter acesso ao básico da alimentação e fazer sua alimentação através do gás de cozinha”, relata a secretária do Trabalho e Assistência Social do município de Itaitinga, Erivanda Serpa.

Além da entrega, também acontece a prestação de contas dos 201.259 tíquetes entregues em dezembro de 2021. Agora, em março, serão 209.065 pessoas beneficiadas. A expectativa é que a distribuição à população de seus municípios inicie ainda esta semana.

“O nosso município só tem a ganhar com esses vales. Inclusive nós estamos recebendo 2.299 vales neste mês, quase o dobro do que recebemos em dezembro”, relata a primeira-dama de Amontada, Priscilla Mota. “Esse aumento está vindo no momento certo e vai ser um grande auxílio para nossa população em situação de vulnerabilidade social, com o aumento dos preços, não só do gás, mas de todos os produtos. Um benefício como esse já faz a diferença”, finaliza.